Professores têm até domingo para responder questionário

Para participar, basta acessar o site da Secretaria da Educação www.educacao.sp.gov.br

sex, 03/10/2008 - 17h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação encerra neste domingo, 5, a participação de 14 mil professores no questionário sobre fatores de aprendizagem para o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2008. Todos são de 2ª e 4ª série do Ensino Fundamental – até o momento cerca de 2 mil finalizaram as respostas, ainda restando 12 mil questionários abertos.

Para participar, basta acessar o site da Secretaria, no endereço www.educacao.sp.gov.br.  Até 26 de outubro, cerca de 85 mil educadores de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª série do Ensino Fundamental e de 3ª série do Ensino Médio poderão responder o questionário, o mais abrangente já realizado no Brasil. Na segunda, começa o período para professores de 6ª série.

O mega-questionário faz parte das ações do Saresp, que irá avaliar todos os alunos destas séries (cerca de 1,8 milhão). “Estamos ouvindo a rede. Com as notas do Saresp, vamos avaliar os fatores associados à aprendizagem para, assim, identificarmos o que faz efeito para melhorar a Educação”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os questionários de fatores associados à aprendizagem são realizados nas avaliações brasileiras, mas pelas primeira vez acontecerá com toda a rede de professores, exatamente na maior rede do Brasil.

“Resolvemos facilitar o acesso e, em vez de mandar em papel, disponibilizamos via internet toda a pesquisa”, diz a secretária Maria Helena.

O sistema produzido pela Secretaria permite que o professor tenha uma semana para responder às indagações. Pode-se responder em partes, já que a cada página salva-se o já respondido.

Além do questionamento aos professores, diretores e supervisores, os cerca de 2 milhões de alunos que participarão do Saresp receberão, com cerca de um mês de antecedência,  questionários para levar para casa. Eles e os pais destes alunos deverão responder às perguntas da Secretaria.

“Estamos ouvindo todo mundo que interfere em educação. Com o Saresp teremos o mapeamento da aprendizagem dos alunos. Ainda teremos os questionários dos educadores e o levantamento dos pais”, finaliza a secretária.

Cronograma

Até 5 de outubro – professores 2ª e 4ª do Fundamental
6 a 12 de outubro – professores de 6ª do Fundamental
13 a 19 de outubro – professores de 8ª do Fundamental
20 a 26 de outubro – professores de 3º do MédioTemas abordados (questões objetivas)

Contexto escolar

Característica do funcionamento da escola
Implementação da proposta curricular
Condições de avaliações internas (provas dos alunos)
Relação entre professor e alunos
Dificuldades em sala de aula
Forma de utilização de materiais
Encaminhamento de soluções a problemas detectados
Relação entre pais, alunos e professores
Interesse do aluno em sala de aula
Correção de tarefas

Da Secretaria da Educação