Professor da USP de Ribeirão Preto recebe homenagem pelo centenário

Pioneiro na área de Neurocirurgia no interior do Estado de SP, médico Sylvio de Vergueiro Forjaz completou 100 anos

sex, 27/07/2018 - 17h14 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) promoveu, nesta quinta-feira (26), uma homenagem para celebrar os 100 anos do professor aposentado Sylvio de Vergueiro Forjaz. O médico é pioneiro na área de Neurocirurgia no interior do Estado de São Paulo.

O docente se formou pela USP em 1943, sendo um dos primeiros residentes do Brasil. Além disso, participou de estágios internacionais em Paris, Edimburgo e Estocolmo. No estágio em Paris, em 1945 e 1946, conheceu a esposa, com quem teve quatro filhos. A família chegou a Ribeirão Preto, no interior paulista, em 1955. Na cidade, Sylvio de Vergueiro Forjaz se tornou professor da FMRP, onde foi coordenador do campus e diretor da unidade, permanecendo até junho de 1988.

Vale destacar que a solenidade organizada pela Congregação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto reuniu, além do homenageado, os filhos e colegas. A diretora da FMRP, Margaret de Castro, destacou a história de vida do professor Forjaz. “Tenha certeza de que esta congregação se alegra muito em ter convivido com o senhor. É muita alegria poder comemorar o centenário ao seu lado”, ressaltou.

Dedicação

O professor Benedicto Oscar Colli, chefe da Divisão de Neurocirurgia da FMRP, agradeceu a Sylvio de Vergueiro Forjaz em nome da disciplina e relatou que a Neurociência da USP só é possível graças à dedicação dele. “Em 1956, ele ministrou o primeiro curso de Neurocirurgia nesta faculdade. Em 1959, implantou a residência médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Desde então, formamos mais de 100 residentes”, revelou.

“Estamos muito felizes com a pequena homenagem e com esse reconhecimento”, afirmou o filho do professor, Horácio Aragonés Forjaz, que falou em nome da família e enfatizou a importância das homenagens. Ele lembrou que o pai fez parte de um grupo de jovens idealistas que se dedicaram à FMRP.

Já o professor José Sebastião dos Santos, do Departamento de Cirurgia e Anatomia, relatou a gratidão do setor ao profissional. “Estou certo de que o senhor pode dormir tranquilamente, pois o legado que deixou para a escola foi e ainda é muito importante”, disse.

De acordo com José Eduardo Dutra de Oliveira, nutrólogo do departamento de Clínica Médica, ele e Forjaz estiveram juntos em diversos trabalhos no início da FMRP, principalmente quando trouxeram médicos de outros países para a criação da unidade. “Essa característica de trazer pessoas de lugares diferentes e começar o curso de Medicina foi muito importante. Nossa escola deve ser internacional, não ser somente uma faculdade do Estado de São Paulo”, avaliou.