Prodesp prepara expansão da rede do serviço estadual até 2015

Rede Intragov interliga as secretarias de Estado e órgãos da administração estadual

qua, 30/09/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp) fará pregão presencial no dia 14 de outubro para definir o nome do responsável pela expansão da Rede Intragov para 2011-2015. Esta é a próxima etapa do edital de licitação lançado em 26 de agosto pela empresa para prover a continuidade operacional do serviço de dados e telecomunicações do governo paulista. O credenciamento dos representantes das empresas licitantes e o recebimento dos envelopes com as propostas e documentos de habilitação serão feitos às 9 horas, na sede da Prodesp, em Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo. O critério de julgamento das propostas é o de menor preço total mensal pelo serviço. 

A Rede Intragov interliga todas as secretarias de Estado e órgãos da administração estadual. Através dela trafegam dados de áudio, voz e imagem, como as comunicações da polícia, de hospitais públicos, escolas e de postos do programa Acessa SP. Atualmente, este serviço é prestado pela Telefônica, em contrato de R$ 245 milhões pelo quinquênio 2005/2010. Oferece 14 mil links em operação e velocidade de tráfego variando entre 64 Kbps e 1 Gbps por segundo. 

Novo contrato  

O novo acordo prevê oferta de 17 mil links em janeiro de 2011 e depois 20 mil em 2013. A velocidade estipulada é de 64 Kbps a 2,5 Gbps. A novidade é a obrigação de a empresa vencedora manter uma unidade de serviços da operadora na sede da Prodesp. A medida tem por objetivo prevenir panes e oferecer rápido atendimento em caso de emergência. De acordo com o presidente da Prodesp, Mário Bandeira, a expansão da Intragov vai ampliar a oferta de serviços eletrônicos e contribuir para a modernização da gestão pública paulista. “Nosso objetivo é aproximar cada vez mais o cidadão da administração estadual”, explica. 

Soluções para o governo eletronico 

Vinculada à Secretaria de Gestão Pública, a Prodesp é a maior empresa estadual de tecnologia da informação do País. Teve receita bruta de R$ 450,8 milhões em 2008 e possui os certificados ISO 9001, 27001 e 20000. É gestora dos programas Poupatempo e Acessa SP e responde também pelo desenvolvimento de soluções de governo eletrônico como IPVA on-line, licenciamento eletrônico, videoconferências criminais e o Emprega São Paulo. Sua central de dados tem mais de mil servidores instalados e capacidade de armazenamento de 80 terabytes, espaço suficiente para guardar 30 bilhões de registros. 

Da Agência Imprensa Oficial