Prodesp abre licitação para contratar empresa de T.I.

Corporação que vencer processo fará manutenção da rede de comunicação interna do Governo

qua, 26/08/2009 - 17h57 | Do Portal do Governo

A Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) divulgou nesta quarta-feira, 26, o edital de licitação para escolher a empresa que vai operar e fazer a manutenção da rede Intragov entre os anos de 2011 e 2015. A Intragov é uma rede IP de multisserviços – dados, voz e vídeo – do Governo do Estado de São Paulo, que interliga secretarias, escolas, postos do Acessa São Paulo, entre outros órgãos.

Sob a modalidade de Pregão Presencial, o edital está disponível para consultas com o número 12/2009 no portal da empresa (www.prodesp.sp.gov.br), na opção “Editais de Licitação”, que fica no menu ao lado esquerdo da homepage. O credenciamento dos representantes das empresas licitantes e o recebimento dos envelopes “Proposta de Preços” e “Documentos de Habilitação” serão realizados às 9h do dia 14 de outubro de 2009, na sede da Prodesp, em Taboão da Serra. O critério de julgamento das propostas é o de menor preço total mensal pelos serviços.

Atualmente, a rede Intragov conta com 14 mil links em operação, com velocidades que variam de 64 Kbps a 1 Gbps. Com o novo contrato, a meta é atingir 17 mil links em janeiro de 2011 e 20 mil em 2013. A velocidade terá entre 64 Kbps e 2,5 Gbps. Há ainda os links sociais, que são oferecidos gratuitamente pela operadora da Intragov para projetos de cunho social – como o Acessa São Paulo. De acordo com o atual contrato, esses links sociais poderiam chegar até mil, com velocidade de 512 Kbps. No novo contrato, o número dos links sociais pode chegar a dois mil, com velocidades entre 512 Kbps e 4 Mbps.

“Com essa expansão a rede permitirá maior agilidade e eficiência no atendimento às demandas do cidadão, por meio da disponibilização de novos serviços públicos na Internet. Da mesma forma, abrirá espaços para novos projetos de modernização da gestão do Estado, o que, no fim, também representa ganhos para o cidadão”, afirmou o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Segundo o diretor presidente da Prodesp, Mário Bandeira, o novo contrato prevê uma unidade de serviços da operadora dentro da Prodesp, o que trará rapidez na solução de eventuais problemas que possam ocorrer na rede. Para Bandeira, a interação da equipe da operadora com a equipe da Prodesp vai permitir maior eficácia no monitoramento, o que favorece a detecção antecipada de quedas ou falhas na comunicação.

A Prodesp é a maior empresa estadual de Tecnologia da Informação do Brasil, com receita bruta da ordem de R$ 450,8 milhões em 2008. A entidade é responsável pelo desenvolvimento de soluções relevantes de governo eletrônico para São Paulo como IPVA online, Licenciamento Eletrônico, Videoconferências Criminais e Emprega São Paulo. A empresa também é gestora dos programas Poupatempo e Acessa São Paulo.

Da Prodesp