Procon promove mutirão de orientação sobre mudanças da telefonia fixa

Foram montados stands em diversos municípios do Estado

qua, 23/05/2007 - 21h32 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu nesta quarta-feira, dia 23 de maio, um mutirão de orientação ao consumidor sobre a mudança no sistema de cobrança da telefonia fixa – de pulso para minuto. Foram montados stands em diversos municípios do Estado, onde técnicos do órgão puderam esclarecer dúvidas e distribuir cartilhas informativas aos cidadãos.

Na capital, por exemplo, o local escolhido foi a praça do Patriarca, no centro da cidade. Centenas de consumidores aproveitaram a oportunidade para entender o que muda com o novo sistema. É o caso da aposentada Catarina Fogar, 76 anos, que estava preocupada por não saber qual era o melhor plano para o seu perfil de consumo. Ela levou as últimas contas para que o técnico da fundação a ajudasse a escolher. “Ele achou que, de acordo com as minhas contas, é vantajoso eu ir para o Plano Básico”, afirmou.

A aposentada disse que estava confusa por causa das muitas ofertas que recebe da concessionária. “Eles ligam muito e te falam mil coisas, e você não entende nada. Eu pelo menos não entendia nada. Agora, esclareceu um pouco”, revelou Catarina, que disse que nunca havia precisado procurar o Procon-SP. E a primeira experiência foi aprovada. “Ele me atendeu bem. O que eu vim saber, ele me esclareceu.”

Procons de cidades como Americana, Osasco, Diadema, Jundiaí, Itu, Presidente Prudente, Santo André, Taubaté, entre muitas outras, também participaram da mobilização. A idéia do Procon-SP era orientar o maior número possível de consumidores de todo o Estado. Quem não pôde comparecer ainda pode tirar suas dúvidas pelos canais tradicionais de atendimento: pelo telefone 151, pela internet (www.procon.sp.gov) ou nos postos de atendimento dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera. O evento foi prestigiado por representantes de importantes parceiros da fundação, como a OAB-SP, a Pro Teste e o Idec.

Direito à informação

O Procon-SP entende que o consumidor tem o direito de obter ampla informação sobre os dois planos de oferta obrigatória, o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo), antes de fazer sua opção.

Se não entender plenamente o que significa a mudança, o consumidor pode acabar simplesmente não se manifestando sobre qual plano prefere. Nesse caso, ele será incluído automaticamente no Plano Básico, que pode não ser adequado ao seu perfil de consumo e, portanto, resultar em prejuízo ao seu bolso no fim do mês.

Conforme estudos do Procon-SP, a melhor opção depende de como o consumidor utiliza a linha telefônica: tempo médio das ligações, se usa internet discada, entre outros fatores. Segundo projeções do órgão, para ligações inferiores a dois minutos e 30 segundos de duração, a tarifa do Plano Básico é mais vantajosa.

A partir de dois minutos e 30 segundos de duração, a chamada tem valor inferior no Pasoo. A migração já iniciou no Estado de São Paulo, e será paulatina. A primeira região contemplada foi a de São José do Rio Preto. Até 31 de julho deste ano todo o sistema deverá estar atualizado. O cronograma está disponível para consulta nos sites das operadoras.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania