Procon orienta passageiros sobre vôos. Veja cartilha

Técnicos entregaram 3 mil informativos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos

qui, 23/08/2007 - 15h07 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da  Cidadania,  realizou nesta quinta-feira, no aeroporto de Cumbica, uma mobilização  de  orientação  aos passageiros que apresentavam dúvidas com relação a atrasos ou cancelamento de vôos. Cerca de 20 técnicos do Procon entregaram  3 mil   informativos  de  orientação  e  deram  dicas  aos consumidores  de  como  agir  para minimizar os problemas encontrados nos aeroportos.

A mobilização é mais uma ação do órgão no sentido de auxiliar os passageiros na atual crise aérea. O  principal  problema  verificado  pelos  técnicos  do  Procon-SP  foi a ausência de informações básicas ao consumidor. “Sentimos que o passageiro estava  desorientado, em alguns momentos tinha dificuldade de localizar o atendimento  especial aos idosos e de encontrar o balcão da companhia que deveria  se  dirigir para fazer o seu check in”, declara Márcia Christina Oliveira, técnica do Procon-SP.

Paralelamente a  mobilização, fiscais da Fundação Procon-SP realizam uma operação  de rotina e constataram que uma companhia aérea estava cobrando multa  dos consumidores que queriam cancelar a passagem de vôos atrasados por  período  inferior  a quatro horas. A prática desrespeita o Código de Defesa  do  Consumidor  (CDC)  e  a  empresa será notificada para prestar esclarecimentos.

Desde o início da crise aérea o Procon disponibiliza um canal específico em  seu  site  (www.procon.sp.gov.br)  para  os  consumidores/passageiros fazerem reclamações. As reclamações também podem ser feitas nos postos de tendimento   pessoal   da   fundação  nos  Poupatempos  Itaquera  (metrô Corinthians-Itaquera), Sé (Praça do Carmo s/nº) e Santo Amaro (Rua Amador Bueno  176/258).

O passageiro também pode encaminhar a sua reclamação por fax (3824-0717) ou carta (Caixa Postal 3050 cep 01061-970).

Leia a cartilha do Procon

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania