Pró-Sangue incentiva doação antes de tomar vacina da gripe

Dose causa impedimento temporário de até 48 horas para doar sangue

qui, 07/05/2015 - 12h25 | Do Portal do Governo

Até o dia 22 de maio, a Secretaria da Saúde pretende imunizar 11,8 milhões de paulistas contra o vírus A H1N1 e outros dois tipos do Influenza: A (H3N2) e B, durante campanha de vacinação contra a gripe.

Ao longo desse período de imunização da população, a Fundação Pró-Sangue incentiva as pessoas a doarem sangue antes de tomarem a vacina, já que o tempo de impedimento de doação para aqueles que se vacinaram é de 48 horas. Após esse intervalo e estando em boas condições de saúde, a pessoa encontra-se novamente apta para doação.

Vale lembrar que a dose da vacina estará disponível na rede pública para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade. Também serão imunizados idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, funcionários do sistema prisional e a população carcerária, além das pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e os profissionais de saúde do Estado.

Durante a campanha, haverá mais dois tipos de vacina: a pneumocócica 23-valente, responsável pela prevenção de doenças como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia (infecção generalizada do sangue). Ela será destinada especificamente aos idosos hospitalizados ou residentes em instituições como asilos e casas de repouso, às pessoas diagnosticadas com doenças crônicas (cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes mellitus, hepáticas e hemoglobinopatias) e aos imunodeprimidos (transplantados, com neoplasias e infectados pelo HIV). A outra vacina disponível protege da difteria e tétano.

Do Portal do Governo do Estado