Primeira edição do projeto Virada Social acontece neste final de semana

O lançamento oficial deve começar às 11 horas do sábado, 26

qua, 23/05/2007 - 16h16 | Do Portal do Governo

Os moradores do Jardim Elisa Maria, na região da Vila Brasilândia, zona noroeste da capital, acompanharão nos próximos meses uma série de ações para melhoria das condições de vida no lugar onde vivem. O projeto Virada Social – Ações Integradas de Cidadania, união do governo estadual, prefeitura e entidades sociais a fim de oferecer e ampliar os serviços em diversas áreas, será lançado no próximo final de semana.

As iniciativas serão desenvolvidas nas áreas de saúde, trabalho, educação, lazer, cultura, assistência social, segurança e esporte. A programação, dividia em ações de curto, médio e longo prazo, inclui ainda a revitalização urbana de praças, calçadas e ruas, a canalização do córrego da região e a coleta seletiva de lixo. O lançamento oficial deve começar a partir das 11 horas do sábado, dia 26 de maio, no Posto de Comando da Polícia Militar da região – que em breve dará lugar a uma praça.

Operação Saturação

O projeto toma corpo numa localidade que abriga há mais de dois meses um trabalho desenvolvido pela PM chamado de Operação Saturação. No dia 13 de março, 601 policiais militares, 189 viaturas, 24 cavalos, um helicóptero e dois cães foram distribuídos para combater o grande número de ocorrências criminais na região. Os moradores também passaram a contar com um trailer do Posto da Justiça Itinerante, além de atendimentos odontológicos e da base móvel do Poupatempo.

A região da Brasilândia está entre os 19 distritos com maior índice de vulnerabilidade juvenil do município de São Paulo. Os dados são da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados), que levou em consideração os níveis de crescimento populacional, a presença de jovens entre a população distrital, freqüência à escola, gravidez e violência entre os jovens e adolescentes do bairro. O local é uma área de ocupação com construções irregulares e dificuldade de acesso, caracterizada por escadões e vielas.

“É de extrema importância a soma de esforços entre governo e sociedade civil para enfrentarmos situações como essa com eficiência e continuidade. Só se resgata a cidadania e melhora a vida das pessoas com essa integração entre diversos setores”, afirma Rogério Amato, secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e coordenador do projeto.

Na manhã de sábado haverá oficinas de pintura de rostos, de casa de bonecas e de castelo de heróis, além da apresentação de street dance, música e aula de dança afro. No domingo haverá teatro infantil, capoeira e oficinas de graffiti e reciclagem. O encerramento acontece na parte da tarde, às 15h, com show da cantora Leci Brandão.

Manoel Schlindwein