Prevenção: Ipem-SP inicia inspeção e certificação dos veículos transportadores de GLP

Objetivo é a adequação às condições seguras de tráfego de todos os veículos que transitam pelo Estado de São Paulo

qui, 01/06/2006 - 8h15 | Do Portal do Governo

Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, deram início ao trabalho de inspeções nos veículos e equipamentos utilizados para o transporte de GLP fracionado (botijões de gás de cozinha) nas regiões de São Paulo e Campinas, para a emissão do certificado que será documento obrigatório no trafego em todo estado. É importante lembrar que todos os veículos, divididos por finais de placa, terão que passar pelas inspeções obrigatoriamente.

 Os técnicos que atenderão as outras regiões estão recebendo treinamento específico sobre o transporte e as normas de segurança que devem ser atendidas.

A atividade de verificação e certificação visa atender à Lei Estadual n.º 8.998, de 26 de dezembro de 1994, em conjunto com a portaria Ipem-SP n.º 164, de 29 de dezembro de 2005, e tem por objetivo a adequação às condições seguras de tráfego de todos os veículos que transitam pelo Estado de São Paulo.

O transporte de GLP e a importância da atividade de certificaçãoO  transporte inadequado do GLP, que é inflamável, coloca em risco a coletividade,  além de causar sérios prejuízos ao patrimônio público e  privado,  além  da  possibilidade  de danos  ao meio ambiente. A atividade   conta com o apoio das empresas engarrafadoras e distribuidoras  de  botijões  de  gás  liquefeito de petróleo(GLP), transportadores,   federações,  sindicatos  e  demais entidades  do segmento.Os  representantes  do  setor ressaltam a importância da atividade, como forma de regular a distribuição de GLP nas residências, uma vez que   tem   sido constatada  uma  crescente  evolução  do  mercado clandestino   de   venda  de  gás  engarrafado.  Segundo a Fenagás (Federação Nacional das Associações do Comércio Varejista e Revendedor de GLP), veículos impróprios ou em condições precárias, muitas vezes transportando botijões de origem desconhecida com preços  mais baixos, são cada vez mais freqüentes em nosso Estado, e isto tem elevado o risco de acidentes.O trabalho de inspeção dos veículos e fiscalização conta com a participação  de  outros  órgãos do Estado ligados ao transporte e à segurança.

Dúvidas,  sugestões  ou  reclamações sobre esta ou outras atividades dos Ipem-SP, podem feitas através da Ouvidoria,

ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br,  ou  pelo  telefone  0800–0130522, de segunda  a  sexta  feira,  das  8h  às  17h. A ligação é gratuita de qualquer dos 645 municípios do Estado.

Outra forma de contato com os trabalhos desenvolvidos pelo Ipem-SP é pelo endereço www.ipem.sp.gov.br. No site, o interessado tem acesso à  legislação  metrológica  e da qualidade de produtos existentes no  país, os serviços oferecidos pelo Órgão, orientações ao cidadão e ao empresário,  além  de estatísticas sobre as fiscalizações executadas pelo Instituto.

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) / Secretaria  da  Justiça  e  da  Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo

C.C.