Prevenção de doença do coração é tema para alunos do fundamental

A atividade começou no final de agosto em 30 escolas do Projeto Escola de Tempo Integral da Secretaria da Educação

dom, 12/10/2008 - 10h07 | Do Portal do Governo

Dois mil alunos de 5a a 8a série do ensino fundamental aprendem a cuidar do coração para evitar doenças. A iniciativa integra o projeto Falando de Coração, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a empresa Philips. A ação também premiará os estudantes mais criativos.

Por meio de oficinas, o objetivo é ensinar crianças e adolescentes da rede estadual de ensino sobre o funcionamento do sistema cardiovascular e medidas preventivas contra doenças do coração.

A atividade começou no final de agosto em 30 escolas integrantes do Projeto Escola de Tempo Integral da Secretaria da Educação. Quem participa desta ação permanece no colégio 9 horas por dia. No período da manhã, o professor ensina o currículo básico e à tarde, ministra oficinas práticas que envolvem estudo, pesquisa, leitura, informática, matemática, espanhol, atividades esportivas e motoras, artísticas, saúde e qualidade de vida, filosofia e empreendedorismo social.

A primeira etapa do projeto da Philips foi o treinamento de professores sobre prevenção de doenças cardiovasculares. Na segunda fase, duas vezes por mês, os educadores abordam o tema durante as oficinas. Divididos em equipes de até sete integrantes, os alunos pesquisam o assunto na Internet para aprofundar conhecimentos e visitam a comunidade próxima da escola para identificar as principais dúvidas sobre o funcionamento do sistema cardiovascular.

Multiplicadores – Em outra fase da atividade, os grupos criarão vinheta radiofônica de utilidade pública com informações do coração. A meta é envolver os escolares e transformá-los em porta-vozes dos cuidados com a saúde cardíaca. As 15 melhores vinhetas serão editadas e veiculadas em rádios comunitárias. As escolas, alunos e professores serão premiados com aparelhos de MP3, DVD e de som.

A coordenadora do Projeto Escola de Tempo Integral, Suzana dos Santos Rigo, afirma que a secretaria decidiu integrar a ação da Philips porque os escolares são agentes multiplicadores. “Se os jovens não mudarem seus hábitos alimentares, daqui 20 anos o poder público não terá hospitais suficientes para atender a demanda de pessoas com problemas cardíacos”, prevê.

Suzana considera a prevenção fundamental porque pesquisas recentes revelam aumento dessas doenças entre jovens de até 30 anos.

Viviane Gomes, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)