Presídios do Estado de São Paulo recebem o reforço de 621 agentes

Ao todo, 18 turmas concluíram a formação técnico-profissional e serão incorporadas às forças paulistas de segurança

qui, 26/04/2018 - 12h10 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizou nesta quinta-feira (26) a formatura de 621 novos servidores que serão incorporados às forças paulistas de segurança.

“Os formandos sabem da responsabilidade que cada um terá daqui para a frente. Este é um dia de festa, depois de uma longa trajetória, que incluiu o concurso e o curso”, destacou Márcio França, durante discurso no Palácio dos Bandeirantes. “A data de hoje deve ser comemorada. Vocês terão uma tarefa muito importante para a sociedade. Todo o Estado de São Paulo fica muito orgulhoso da formação de vocês”, acrescentou.

Ao todo, 18 turmas concluíram a formação técnico-profissional, com duração de cerca de cinco meses. Dos novos agentes de segurança penitenciária (ASPs), 67 são mulheres. O curso foi constituído por disciplinas que abrangeram diversas áreas como defesa pessoal, legislação, valorização humana e ética, prática do serviço penitenciário, papiloscopia, gerenciamento de crises, prevenção e combate a incêndio, socorrismo e reintegração social.

“Sei o quanto essa categoria é nobre e o que os profissionais representam para a segurança da sociedade. O sistema penitenciário de São Paulo é o melhor do Brasil, pois os servidores o tornam referência. Fico muito feliz com este momento”, ressaltou o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes.

Os profissionais receberão, inicialmente, remuneração de R$ 2.790,24, mais R$ 691,64 de insalubridade. Os servidores ficarão responsáveis por desempenhar atividades de vigilância, manutenção da segurança, disciplina e movimentação dos presos internos em unidades do sistema prisional.

Mais funcionários

Está em andamento o concurso com 1.034 vagas para agentes de segurança penitenciária. Só nos primeiros meses de 2018, foram nomeados 292 funcionários para a SAP, sendo que 252 eram agentes de segurança penitenciária. Em todo o ano passado, foram mais 2.403 funcionários para a pasta, sendo 1.972 deles ASPs.