Premiação para empresas-filhas da Unicamp tem inscrições até 30 de setembro

Iniciativa da Universidade Estadual de Campinas é oportunidade de mostrar experiências bem-sucedidas no empreendedorismo

dom, 23/09/2018 - 9h07 | Do Portal do Governo

Até o dia 30 de setembro, empreendedores ligados às empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) podem inscrever, pela internet, os casos de sucesso para o Prêmio Empreendedor do Ano. Vale destacar que a iniciativa consiste em uma oportunidade de mostrar as experiências bem-sucedidas no empreendedorismo.

As histórias finalistas serão apresentadas no Encontro Unicamp Ventures 2018, durante o InovaCampinas, que será realizado em 24 de outubro. A premiação, na segunda edição, será dividida pelas categorias “Inovação”, “Impacto Social” e “Maior Crescimento”. Os detalhes estão disponíveis no regulamento.

É importante frisar que os vencedores das três categorias concorrerão para empreendedor do ano, que será escolhido pelo papel de liderança, criatividade e capacidade de resolução de problemas. Os casos serão avaliados pelo Comitê de Organização do Encontro Unicamp Ventures, formado por conselheiros do Unicamp Ventures e membros da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Ganhadores

Em 2017, a MoveEdu foi eleita na categoria “Empresa de maior crescimento” e a Veduca conquistou o prêmio na categoria “Impacto Social”. Já Eduardo Neger, da Neger Telecom, companhia vencedora na categoria “Inovação”, foi escolhido como o Empreendedor do Ano.

Ele apresentou o caso do Metrosat, sistema que monitora todo o território nacional, surgindo como uma solução para o roubo e furto de máquinas e implementos agrícolas. “Essa honraria nos estimula a continuar empreendendo, pesquisando e evoluindo a cada dia”, ressalta Eduardo Neger.

No ano passado, na categoria “Impacto Social”, o destaque foi para o Veduca, negócio social que em apenas cinco anos de história já impactou 2 milhões de pessoas, por meio de experiências de aprendizagem desenhadas para formar agentes transformadores de organizações, governos e novos negócios.

Marcelo Mejlachowicz é um dos quatro fundadores da empresa, e o único que permaneceu no negócio. Na opinião do empreendedor, a honraria foi um avanço na disseminação do conceito de “negócio social”. “Temos orgulho de fazer parte dessa comunidade empreendedora, que incentiva o desenvolvimento e a criação de novos modelos que tragam impactos positivos para a nossa sociedade. O caso Veduca é, para nós, um reconhecimento de que estamos caminhando na direção correta”, destaca.

Incentivo

“Trata-se de uma forma de estimular o ecossistema empreendedor, pois a iniciativa é um incentivo para a criação de novos empreendimentos de base tecnológica. São os novos negócios que trarão benefícios tecnológicos e econômicos para a sociedade, avalia o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp. “É o investimento no ensino público retornando em forma de novos produtos e serviços”, completa o docente.

De acordo com o presidente do Grupo Unicamp Ventures Fábio Pagani, o termo “ecossistema” é o que melhor descreve o ambiente empreendedor em Campinas. “Esse movimento consolida o município como centro mundial de inovação e empreendedorismo e fortalece o ciclo. É, portanto, um ecossistema sustentável e em franco crescimento, no qual a grande fonte de alimento, não tenho dúvida, é a Unicamp”, salienta.

Levantamento

O Encontro Unicamp Ventures também promove a divulgação do balanço atualizado das empresas-filhas na Unicamp. O trabalho de levantamento é realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que localiza novas companhias e verifica a evolução dos indicadores dos empreendimentos.

Desse modo, são consideradas empresas-filhas da Unicamp aquelas que tenham sido criadas por alunos, ex-alunos, ex-professores e pesquisadores, além daquelas desenvolvidas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) ou que tenham alguma tecnologia da universidade como atividade principal.

Segundo o balanço divulgado no Encontro Unicamp 2017, as empresas-filhas ultrapassaram a marca de 28 mil empregos gerados, um representou aumento de 31% em relação ao ano anterior. Além disso, 584 negócios já estavam cadastrados no sistema e 485 permaneciam ativos no mercado. A primeira empresa-filha da Unicamp foi cadastrada em 1971.

Juntos, as companhias registraram mais de R$3 bilhões de faturamento anual. Entre as empresas-filhas da Unicamp estão nomes de peso, como a Movile e a CI&T. Patrocinam esta edição do Unicamp Ventures a CI&T, a Movile, a Matera, a FM2S, a Sabiá, a Web Training e a Baita Aceleradora. Como premiação, vencedor na categoria Empreendedor do Ano vai receber R$50 mil em serviços de marketing, oferecidos pela patrocinadora Agência Sabiá.