Preços agropecuários sofrem baixa de 4,79%

Variação foi observada por técnicos do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

sex, 18/05/2007 - 10h30 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, mostra que os preços agropecuários caíram 4,79% no final do mês de Abril.

A baixa é devido aos produtos de origem vegetal (IqPR-V) com variação negativa de 5,29%. Já os produtos de origem animal (IqPR-A) tiveram recuo de 3,75%.

O principal destaque fica por conta do tomate para mesa, cuja maior queda se deve ao aumento da oferta, com o início da safra, além da retração da demanda, já que o preço do produto estava em um alto grau de patamar. O tomate deve se manter em baixa nas próximas quadrissemanas.

O índice de produtos do IqPR de abril que apresentaram maior alta nos preços foram o leite tipo C (2,86%) e o trigo (+1,35%). Já, os produtos com maior queda no IqPR foram o tomate para mesa (-46,29%), laranja para indústria (-20,73%), feijão (-15,30%), carne de frango (-12,03%), carne suína (-8,47%) e ovos (-6,42%).

Dentre os produtos pesquisados, quatro deles registraram alta de preços sendo, dois de origem vegetal e dois de origem animal, e 15 produtos tiveram queda, 11 do segmento vegetal e quatro da área animal, levando à queda significativa dos índices de preços agrícolas no período e colaborando para a redução da inflação futura no item (alimentação).

Desconsiderando-se a cana-de-açúcar, o resultado do IqPR cai para -6,83% e o IqPR-V vai para -9,82%. Esses resultados refletem o pico da safra das principais lavouras de verão.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento