Programa Praia Acessível: verão para todos no Estado de São Paulo

Programa possibilita que pessoas com dificuldade de locomoção tomem banho de mar e rio, entre outras atividades

sex, 22/12/2017 - 19h18 | Do Portal do Governo

Neste verão, o Governo do Estado de São Paulo quer que todos possam se divertir nas praias do litoral paulista. Para isso, conta com o Programa Praia Acessível, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com as prefeituras dos municípios interessados, que viabiliza o acesso dos banhistas com deficiência ao mar.

O programa está em plena atuação em 2017. Nas praias do litoral de São Paulo e também em prainhas de rio doce, o Praia Acessível oferece cadeiras anfíbias, especialmente desenvolvidas para garantir a quem tem deficiência o acesso ao banho de mar.

Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível funciona em parceria com as prefeituras dos municípios em 26 praias do litoral e interior do Estado de São Paulo. O objetivo é oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia, do banho de mar e de rios com segurança e dignidade. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras pelas equipes de suporte do programa.

As cadeiras utilizadas são chamadas de “anfíbias”, por serem fabricadas com pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade do mar não perigosa. Existe facilidade na transferência da cadeira de rodas para a cadeira anfíbia porque os braços são removíveis.

As praias disponibilizam o equipamento aos sábados, domingos e feriados. Algumas, como Itanhaém, fornecem as cadeiras todos os dias durante o verão. Os equipamentos podem ser utilizados por moradores ou visitantes das regiões que apresentem algum tipo de deficiência.

Neste verão, o Praia Acessível está disponível nas cidades de Avaré, Adolfo, Bertioga, Caconde, Cananeia, Caraguatatuba, Guarujá, Iguape, Ilhabela, Itanhaém, Ilha Solteira, Itapura, Martinópolis, Miguelópolis, Mongaguá, Panorama, Peruíbe, Praia Grande, Presidente Epitácio, Rifaina, Santos, São Manuel, São Sebastião, São Vicente, Rosana e Ubatuba.