Com aprovação máxima dos usuários, Poupatempo Itaquera faz 18 anos

Maior unidade do programa no Estado obteve 100% de “ótimo” e “bom” na última pesquisa de avaliação com os cidadãos

seg, 12/11/2018 - 8h53 | Do Portal do Governo

A unidade Itaquera do Poupatempo, programa do Governo do Estado, celebra mais um aniversário no próximo domingo (18). Localizado na zona leste da capital paulista, o posto fixo completa 18 anos e se destaca como o maior entre os 72 existentes no território paulista. Em média, são de 180 mil atendimentos mensais.

Por oferecer diversos serviços públicos no mesmo lugar, o espaço já realizou 60 milhões de atendimentos durante todo o período de funcionamento. Como prova da qualidade e eficiência nos procedimentos, a unidade obteve 100% de “ótimo” e “bom” na última pesquisa de avaliação com os usuários, divulgada neste ano. Vale destacar que os interessados podem fazer uma visita virtual pela unidade.

“Na época da inauguração, a região era muito carente em relação aos serviços públicos. A unidade teve destaque pelo tamanho e pelo edifício, com toda a arquitetura desenvolvido pelo Estado. Hoje, a equipe é composta por cerca de 900 colaboradores, com uma ampla gama de serviços à população”, ressalta o gerente do Poupatempo Itaquera, Ademir Coelho, que completa 20 anos de participação no programa em 2018.

“A região de Itaquera se modificou após a inauguração da unidade. A comunidade inteira se transformou, pois passou a lidar com a solidariedade e um atendimento de qualidade”, avalia o padre Rosalvino Viñayo, líder comunitário da região.

Serviços

Os órgãos com maior demanda no Poupatempo Itaquera são o Instituto de Identificação (IIRGD), para RG e Atestados de Antecedentes Criminais, e o Detran.SP, para CNH e licenciamentos, além da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), para emissão da Carteira de Trabalho e seguro-desemprego.

A unidade também apresenta as instalações do programa AcessaSP, CDHU, Correios, e-poupatempo, Escreve Cartas, Juizado Especial Cível, MP-SP, EMTU, Procon, Receita Federal, Sabesp, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), Tribunal Regional Eleitoral e um correspondente bancário, para pagamento de taxas.

Em toda a história do Poupatempo Itaquera, o serviço mais requisitado foi o de emissão de RGs (primeira e segunda vias), com mais de 3,4 milhões de atendimentos para esse fim. A título de comparação, o número equivale praticamente à população inteira do Uruguai em 2016, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística do país vizinho.

Acolhimento

Os atendimentos ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ultrapassam os 2 milhões, enquanto os licenciamentos de veículos chegaram a 2,1 milhões. “Acolhimento é o que melhor define o Poupatempo Itaquera. Valorizamos a cidadania da população carente”, destaca a coordenadora de atendimento da unidade, Ana Paula Chiaradia, que trabalho no posto fixo há dez anos.

“Aqui, o funcionário também se sente orgulhoso de integrar o programa. Temos uma diversidade que valoriza muito os colaboradores, o que contribui na qualidade do atendimento”, acrescenta.

O aprendizado da equipe também é ressaltado pela assistente de atendimento do Poupatempo Itaquera, Zulene Chagas Rodrigues Aguirre. “Cada dia tem novidade. É preciso aprender a trabalhar com a diversidade. Os gestores e líderes não podem ter uma visão engessada, pois lidamos com o resgate da cidadania, com respeito, empatia e qualidade. Eu me sinto gratificada por fazer parte do programa”, diz a colaboradora, que está na unidade há 14 anos.

Projeto

Diariamente, mais de 10 mil pessoas circulam pelo prédio projetado pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha. Trata-se do primeiro edifício construído exclusivamente para abrigar um Poupatempo, ao lado da estação Corinthians-Itaquera, do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Por sugestão do arquiteto, o prédio foi erguido junto ao terminal intermodal, em dez meses, ao aproveitar um acesso desativado. Em termos práticos, o posto fixo pode ser considerado um pavilhão da cidadania, com capacidade para atender até 12 mil pessoas por dia.

Com a configuração de plataforma suspensa, o edifício oferece uma visão da cidade sem barreiras, com uma proposta de nova ocupação do território presente no discurso de Paulo Mendes da Rocha. O único acesso aberto ao público é pela estação, por meio de uma passarela.