Poupatempo do Campinas Shopping e Unidade Móvel completam quatro anos

Por dia, o Posto Campinas Shopping realiza 7,7 mil atendimentos

sáb, 27/09/2008 - 11h47 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Campinas Shopping, segundo posto aberto pelo governo no município, completou quatro anos de atendimento, enquanto a primeira unidade móvel chegou ao mesmo tempo de existência, já em seu centésimo roteiro. Em comemoração, o posto fixo montou em sua sede a exposição Paraty – História e Cotidiano, do fotógrafo Paulo Ricardo Avelar, numa promoção do Sesi-SP.

O primeiro Poupatempo Móvel, que atenderá a população de Santa Isabel até hoje, surgiu a partir da idéia de levar os principais serviços do programa à população que vive em bairros e municípios distantes dos postos fixos. A partir daí, foram buscadas saídas tecnológicas que permitissem a prestação dos serviços básicos.

O veículo oferece quatro serviços do programa: emissão de Carteira de Identidade (RG), Atestado de Antecedentes, Carteira de Trabalho e acesso aos serviços eletrônicos do governo, pelo e-Poupatempo, como Boletim de Ocorrência pela Internet, consulta a multas de trânsito e aos pontos na Carteira de Habilitação, inscrição em concursos públicos, emissão de segunda via de contas, entre outros.

Atualmente, o Estado tem sete caminhões, que atendem as regiões da Grande São Paulo, Registro, Sorocaba, Marília e Araçatuba. Juntas, elas já percorreram 45.180 quilômetros, ou seja, mais do que uma volta ao mundo. Foram cumpridos 540 roteiros e realizados quase 2 milhões de atendimentos.

Serviços prestados – Por dia, o Posto Campinas Shopping realiza 7,7 mil atendimentos, o que corresponde a aproximadamente 125 mil serviços todo mês. Nesse período, computou 5,6 milhões de atendimentos, sendo que mais de 2,1 milhões estão concentrados nos serviços de quatro órgãos: Departamento Estadual de Trânsito, Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, Correios e e-Poupatempo.

A primeira unidade do Poupatempo Móvel já percorreu aproximadamente 3 mil quilômetros e realizou 665.397 atendimentos, de setembro de 2004 até agora. Esse caminhão atende os bairros da zona leste da capital que ficam mais distantes do centro da cidade e do Poupatempo Itaquera e bairros dos municípios da Grande São Paulo.

SERVIÇO

O Poupatempo Campinas Shopping fica na Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago. Atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

A unidade do Poupatempo Móvel completa hoje seu atendimento em Santa Isabel (Praça da Bandeira, s/nº). De 29 de setembro a 11 de outubro, estará no estacionamento do Hipermercado Extra (Estrada Itaquera-Guaianases, 2.671), no bairro de Guaianases, na zona leste da capital. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Do Poupatempo

(M.C.)