Poupatempo completa 11 anos e amplia rede de atendimentos

Serviço comemora mais de 200 milhões de atendimentos

qua, 22/10/2008 - 9h18 | Do Portal do Governo

O Poupatempo, um dos programas do Governo do Estado mais bem avaliados pela população faz 11 anos. Com o conceito inovador de oferecer em um único espaço diversos serviços e manter uma equipe preparada para atender com qualidade, o Poupatempo mudou o conceito de serviço público.

Em pesquisa realizada pelo Ibope Opinião em dezembro de 2007, o programa foi aprovado por 97% dos seus usuários. Os números comprovam o sucesso do programa.

De outubro de 1997, quando foi inaugurado o primeiro posto, na Sé, região central da capital paulista, até setembro de 2008, o Poupatempo acumulou um total de 203 milhões de atendimentos realizados. Ou seja, um número superior à população de todo o Brasil. Só carteiras de identidade foram emitidas 17,8 milhões, o que representa uma vez e meia a população da capital.

Para garantir o bom atendimento, o Poupatempo conta com uma equipe de mais de 6 mil funcionários, que passam por constantes treinamentos para manter a qualidade dos serviços prestados.

Serviços mais procurados e número de atendimentos

Carteira de Identidade – 17.850.224

Atestado de Antecedentes Criminais – 9.498.892

Serviços de CNH – 7.228.802

Licenciamento de Veículos  – 6.999.440

Carteira de Trabalho – 5.237.049

Intermediação de mão-de-obra – 4.629.038

*Atendimentos de outubro/1997 a setembro/2008

Ampliação do atendimento

Hoje o Programa Poupatempo conta com uma estrutura 13 postos fixos (quatro na capital, três na região metropolitana de São Paulo e seis no interior) e sete unidades móveis (três na grande São Paulo e quatro no interior). Juntas, as 18 Unidades do Poupatempo realizam mais de 93 mil atendimentos diários.

O Programa, porém, está em plena expansão. Somente neste ano, respectivamente em julho e outubro, foram inauguradas duas novas unidades, uma em Osasco, para atender a cerca de oito municípios da Grande São Paulo, e outra em Santos, com capacidade para atender a toda Baixada Santista.

Além disso, o Plano de Expansão do Poupatempo, anunciado pelo governador José Serra no ano passado, prevê a inauguração de mais uma unidade até o início do ano que vem, em São José do Rio Preto, e a implantação de outros 11 Postos, nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taubaté e em Cidade Ademar, na zona sul da capital paulista.

“A meta é ampliar o acesso da população aos serviços de excelência do Poupatempo, que são prestados com agilidade, eficiência e transparência”, destaca o secretário de Gestão Pública Sidney Beraldo. Ele lembra que os dois postos inaugurados este ano, por exemplo, beneficiam cerca de 3,7 milhões de pessoas. “Com as outras 12 unidades novas, a capacidade de atendimento do Poupatempo aumentará em 50%”, ressalta.

Sé: 4ª maior demanda

Pioneiro do Programa, o Poupatempo Sé oferece mais de 300 serviços públicos, de 15 órgãos. Nos 6 mil metros de área da unidade são realizados diariamente mais de 11 mil atendimentos, o que confere ao Posto a 4ª maior média de atendimentos por dia.Inicialmente, o Posto que inaugurou um novo conceito no atendimento ao cidadão tinha 400 funcionários. Foi necessário dobrar esse número, atingindo a marca de cerca de 800 pessoas.

Desde a nauguração, em outubro de 1997, até hoje, o Poupatempo Sé prestou 34,9 milhões de serviços. Foram emitidos 3,3 milhões de Carteiras de Identidade; 1,8 milhão de serviços de Carteira Nacional de Habilitação (renovação e segunda via); 1,7 milhão de Atestados de Antecedentes Criminais e 1,2 milhão de Carteiras de Trabalho.

Programa Poupatempo

O Poupatempo, programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, coloca à disposição da população mais de 400 serviços públicos diferentes, como emissão de RG, atestado de antecedentes criminais, Carteira de Trabalho, renovação e emissão de 2ª via de CNH e outros.

Serviço:

Antes de se dirigir aos Postos, o cidadão pode se informar sobre os serviços oferecidos, documentos necessários, condições, prazos e taxas.Para isso, o programa mantém o Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita), e também o Guia de Informações sobre Serviços Públicos, no site www.poupatempo.sp.gov.br.

Do Poupatempo