Posto do programa Acessa São Paulo é inaugurado em Mauá

O Acessa SP está em 380 cidades do Estado, dispõe de 436 postos, com 3.385 computadores

ter, 30/12/2008 - 10h04 | Do Portal do Governo

Neste mês, foi inaugurado o posto do Acessa São Paulo no município de Mauá. No local, dez computadores com conexão em banda larga têm capacidade para realizar 3,2 mil atendimentos mensais. O cidadão pode, entre outros serviços, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares, ler notícias e realizar serviços públicos eletrônicos. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, com monitores à disposição dos usuários para orientá-los na utilização dos equipamentos e na navegação pela Internet.

O programa Acessa SP está presente em 380 cidades do Estado, dispõe de 436 postos, com 3.385 computadores e 820 monitores. O número de usuários cadastrados em todo o Estado chega a 1,5 milhão. Desde julho de 2000, quando o programa foi lançado, 34,9 milhões de atendimentos foram realizados. De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2007, realizada com mais de 7 mil usuários do Acessa SP, o principal público atendido pelo programa é o jovem de baixa renda.

Dos freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até dois salários mínimos. Além dos usos mais comuns, como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para fazer pesquisa escolar, 44,3% lêem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam ter utilizado serviços do governo eletrônico. O programa é vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). O atendimento nas unidades do Acessa SP é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG. Menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Serviço

Posto do Acessa SP de Mauá
Avenida Presidente Castelo Branco, 1.954 – Jardim Zaíra
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Da Secretaria de Gestão Pública