Porto de São Sebastião fica em 1º lugar em ranking de gestão ambiental

Índice de Desempenho Ambiental Portuário avaliou a performance das instalações portuárias

seg, 22/06/2015 - 14h19 | Do Portal do Governo

O Porto de São Sebastião, administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, conquistou a 1º posição entre os 30 portos avaliados no Índice de Desempenho Ambiental Portuário, o Ida, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Foram considerados para a classificação 38 itens baseados em literatura técnica especializada, legislação ambiental aplicável e boas práticas observadas no setor portuário mundial. Depois disso, os indicadores foram classificados em quatro categorias, responsáveis por avaliar a capacidade econômico-operacional, sociocultural, físico-química e biológicoecológica.

Além de medir o grau de atendimento às conformidades ambientais, o Ida é uma importante ferramenta para a compreensão e comparação da dinâmica da gestão ambiental portuária. Na avaliação atual, São Sebastião alcançou 95,73 pontos, enquanto Santos ficou com a 12ª posição do ranking, com pontuação de 64,12. No último Índice, São Sebastião também ficou em lugar de destaque com a 2ª posição.

Porto de São Sebastião

As conquistas ambientais do Porto de São Sebastião são frutos de constantes investimentos da companhia. No total, foram destinados mais de R$ 25 milhões de investimentos nos últimos quatro anos, contemplando 10 programas de monitoramento da qualidade e educação ambiental, treinamento, Central de Armazenamento e Triagem de Resíduos do Porto.

Esse é o segundo reconhecimento ambiental conquistado pelo Porto de São Sebastião somente em 2015. Em março, já havia sido o primeiro e único porto do país a receber a ISO 14001, certificação internacional que atesta a qualidade do desempenho da gestão ambiental da companhia.

Do Portal do Governo do Estado