Portal da Unesp já pode ser acessado em dez línguas

Na última semana, foram publicadas as versões em hebraico e árabe

dom, 20/02/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Com o ingresso de dois novos idiomas, o hebraico e o árabe, o Portal Unesp possibilita agora a comunicação com populações de vários países por meio do português, do inglês, do alemão, do francês, do italiano, do espanhol, do japonês e do mandarim.

Essa iniciativa da Reitoria visa ampliar as parcerias com instituições de todo o mundo, em consonância com uma das metas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, que inclui o intercâmbio e mobilidade intercâmpus e interinstitucionais de discentes e docentes.

“A novidade nos permitirá ter mais visibilidade em outros países”, observa o professor José Celso Freire Júnior, assessor-chefe da Assessoria de Relações Externas (Arex). “Embora a língua geralmente utilizada no relacionamento com as instituições estrangeiras e com os alunos de vários lugares do mundo seja o inglês, a disponibilidade de informações em outros idiomas facilita bastante o contato inicial, principalmente dos alunos que buscam a instituição como destino internacional”.

Benefícios institucionais

Em 2011, a Arex buscou uma proximidade ainda maior com as pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa para o desenvolvimento de novos projetos. Um deles é a proposta, ainda em estudo, da criação de cursos de pós-graduação ministrados em inglês por professores da Unesp. Essa ação atrairia alunos estrangeiros para diversos campi da Universidade.

As ações realizadas para intensificar a internacionalização já apresentaram os seguintes resultados: aumento do número de bolsas de mobilidade destinadas a alunos de graduação que buscam realizar intercâmbio no exterior; a aprovação de novos projetos em programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – que garantirão mais recursos para os alunos que queiram fazer estágio no exterior; e a promoção da contínua internacionalização da pós-graduação e da pesquisa da Universidade.
“A interação com estudiosos que atuam em países que apresentam diferentes modelos de ensino e pesquisa, a descoberta de novas culturas, a aprendizagem e a troca de informações e o crescimento pessoal associado a novas descobertas são alguns dos benefícios para as pessoas que pretendem fazer intercâmbio”, disse Freire Júnior.

Nos últimos meses, a Arex fechou vários acordos de cooperação com países como China, Coréia, Finlândia, Índia e Inglaterra, entre outros. Essa crescente mobilidade entre alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores é um dos indicadores do grau de excelência da instituição.

Da Unesp