Portal da Juventude é ponto de encontro dos jovens do Estado

Com conteúdo atualizado por jovens de várias cidades, ferramenta oferece informações sobre arte, cultura, educação e trabalho

sáb, 02/01/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Onde é possível encontrar informações sobre um curso gratuito de teatro ou Photoshop em São Paulo? Ou de grafite em São José dos Campos? Ou saber o número de vagas para uma oficina de hip hop em Nova Odessa? Ou ainda obter dicas de como batalhar pelo primeiro emprego ou estágio? A resposta está no Portal da Juventude (www.juventude.sp.gov.br) – ponto de encontro do jovem paulista, especialmente criado para a população com idade entre 15 e 29 anos. A ferramenta reúne as ações públicas desenvolvidas para o jovem em todo o Estado e permite conhecer, num clique, as novidades da cena cultural e artística, obter informações sobre cursos gratuitos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, dicas para o vestibular, entre outros.

O grande diferencial do Portal é o fato de que seu conteúdo é atualizado por jovens correspondentes regionais espalhados nas 15 regiões administrativas do Estado. Ao acessar o site, além de visualizar suas matérias fotografias e vídeos publicados na homepage, ainda é possível acessar o link correspondente à sua cidade e conferir todas as informações arquivadas. O portal já contabiliza mais de 40 mil cliques por mês.

Para se tornar correspondentes regionais, cerca de 450 jovens de 214 municípios paulistas participaram do 2º Ciclo de Encontros Regionais de Políticas Públicas de Juventude, parceria entre a Secretaria Estadual de Relações Institucionais – por meio da Coordenadoria Estadual de Juventude -, o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e a ONG Instituto Sala 5. Durante um dia inteiro, em cada uma das 15 regiões administrativas, a equipe reuniu os jovens para ensinar os passos básicos sobre a produção de conteúdo informativo para o Portal, por meio da oficina de comunicação Dia D.

Para facilitar a correspondência, foi criada uma rede, da qual o jovem pode participar enviando e-mail para juventudesp@sp.gov.br. Outras ferramentas da internet também foram adotadas para essa finalidade – Orkut, Twitter, You Tube e Flicker. “Queremos que eles passem a escrever matérias para o Portal, mostrando sua cara e a cara da sua cidade, formando assim grande rede de jovens atuantes em todo o Estado”, esclarece a coordenadora estadual de Juventude, Mariana Montoro.

Jovens e gestores

No Dia D destinado à capital e à Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, o tema escolhido foi Correndo contra o tempo. O estudante Railson Jesus Fraga, 17 anos, morador de Diadema, estava animado com a possibilidade de levar novas ideias aos jovens de seu município. “Quero aproveitar isso tudo: a dinâmica, a forma ampla de pensar e os contatos que estamos fazendo para levar ao meu pessoal uma maneira diferente de se expressar: por meio da arte”, disse.

Durante o encontro deste ano, os gestores aprenderam a elaborar projetos, e como buscar recursos para viabilizá-los, acessaram sites de fundações e do próprio Governo Federal que apoiam esses projetos, enfim conheceram todas as regras para a elaboração de um programa dirigido à juventude. Receberam ainda dicas de como criar, no âmbito municipal, uma coordenadoria ou secretaria de juventude.

Resultados

O trabalho tem dado resultados. A cidade de Sertãozinho, além de ter criado uma Coordenadoria de Juventude em 2008, neste ano, a partir do Dia D com os jovens desenvolveu a revista Pensamundo, na qual um grupo de jovens fala sobre o seu município. Sorocaba, Marília e São José dos Campos criaram recentemente suas secretarias municipais de Juventude e, na Baixada Santista, inúmeras ações têm sido colocadas em prática nas nove cidades integrantes: são comissões de juventude, semana da juventude, entre outras iniciativas. “Conferir todos esses resultados (mesmo depois de alguns meses da nossa passagem pelo local) nos deixa muito satisfeitos”, afirma a gestora do programa, Renata Carolo Nepomuceno.

Da Agência Imprensa Oficial