Portal Alumni USP já conta com 31 mil usuários cadastrados

Plataforma reúne ex-alunos da Universidade de São Paulo; organizadores da iniciativa querem ampliar número de registrados

qua, 29/08/2018 - 20h23 | Do Portal do Governo

Rede social que reúne ex-alunos da Universidade de São Paulo, o portal Alumni USP pretende expandir a abrangência e aumentar o número de cadastrados na plataforma. O escritório que coordena o programa promove workshops com assistentes da instituição, funcionários dos Serviços de Graduação e de Pós-Graduação, das Seções de Diplomas e das Áreas de Comunicação das Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, participou, nesta terça-feira (28), da abertura do segundo evento da série. “As antigas seções de ex-alunos das unidades avançaram para uma ação institucional mais integrada. É importante que a comunidade acadêmica esteja engajada nesse processo de relacionamento com os ex-estudantes. A rede deve crescer e ser representativa desse público”, afirma.

Já a coordenadora do Escritório Alumni USP e professora da Faculdade de Odontologia, Marina Helena Cury Gallottini, explicou que a plataforma registra o cadastro de mais de 31 mil usuários. O número representa 11% do total de diplomados da universidade, que é de quase 300 mil estudantes. Do total, 52% são de titulados na graduação, 26% na pós-graduação e 22% na graduação e pós-graduação. “A necessidade de divulgar a plataforma entre deve ser um trabalho contínuo”, reforça a docente.

Oportunidades

O Alumni USP foi criado em outubro de 2016. Desde então, o portal recebe uma série de recursos, como o balcão de oportunidades para a divulgação de vagas de empregos e o diploma virtual, ferramenta que permite aos formados imprimir um diploma certificado direto do site, além do acesso ao acervo digital do Sistema Integrado de Bibliotecas.

O cadastro é voluntário e gratuito. Os novos recursos se somam aos benefícios que a plataforma já oferecia, como os serviços do G Suit, da Google e a mentoria profissional, com ex-alunos mais experientes que se dispõem a orientar quem ingressa no mercado de trabalho.

Outra possibilidade é acionar a geolocalização para encontrar os usuários, por nome ou por área de formação. Essa funcionalidade pode ser usada durante congressos e viagens de intercâmbio, de modo a fazer novas conexões nos ambientes profissional e acadêmico.