População mais segura

Na cidade, há 30 câmeras de monitoramento distribuídas

sáb, 12/05/2007 - 15h48 | Do Portal do Governo

Diadema e Jaboatão dos Guararapes (PE), lembra Regina, foram as únicas cidades do Brasil onde o SIM ganhou no plebiscito sobre a proibição de venda de armas e munições, em outubro de 2005. “Com isso, avaliamos que nossa população se sente satisfeita com as instituições de segurança”, frisa. Na cidade, há 30 câmeras de monitoramento distribuídas. Em 2001, favelas correspondiam a 30% das habitações. Após cinco anos, há 3% de barracos. As famílias são removidas para conjuntos habitacionais da prefeitura.

O delegado seccional da polícia Civil de Diadema, Sérgio Abdalla, 32 anos na área, diz que toda medida socioeconômica facilita a atuação policial. “O homicídio só é descoberto com investigação da vida pregressa da pessoa, de sua família.”

Na sua opinião, o fechamento dos bares ajuda a conter a violência, mas a polícia nas ruas é indispensável. “Não é só à noite que se mata. Não é porque o boteco fechou que o delinqüente vai deixar de beber. Homicídios também ocorrem em ruas iluminadas, asfaltadas eu até dentro de casa”, alerta Abdalla.

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial