População de Santo André ganha novo bicicletário

Serão beneficiados usuários do Corredor Metropolitano ABD e da Linha 10 -Turquesa da CPTM

sex, 26/02/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Começa a funcionar nesta segunda-feira, 1º, o bicicletário do Terminal Metropolitano de Santo André, parceria entre as empresas vinculadas à secretaria dos Transportes Metropolitanos EMTU/SP e CPTM. Com capacidade para 330 bicicletas, o projeto teve investimentos de R$ 280 mil e está localizado anexo à estação Santo André, da CPTM, e ao Terminal Metropolitano Santo André Oeste, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP.

O novo bicicletário beneficiará usuários do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e da Linha 10 – Turquesa da CPTM. A região já conta com os bicicletários instalados junto ao Terminal Metropolitano de São Bernardo, com 85 vagas, e ao Terminal Jabaquara, anexo ao Metrô, que dispõe de 230 vagas.

Administrado pelo Instituto Parada Vital, com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e patrocínio da Porto Seguro, o bicicletário é gratuito, mas oferecerá também aos usuários a possibilidade de aluguel de bicicletas.  O horário de funcionamento é das 6 às 22 horas de segunda a sexta-feira e das 6 às 20 horas nos fins de semana e feriados.

O meio de locomoção por bicicleta – veículo não motorizado, portanto não- poluente – vem se destacando como importante transporte complementar no percurso entre a residência e os sistemas de ônibus, trens e metrô. A instalação de bicicletários tem por objetivo atender os usuários que residem em locais de difícil acesso, além de incentivar o uso da bicicleta.

Com a inauguração da unidade Santo André, já são 35 os bicicletários em operação nas estações do Metrô e da CPTM e nos terminais da EMTU/SP: 15 no Metrô, 15 na CPTM e 5 na EMTU. Juntos, oferecem mais de 5 mil vagas.

Como utilizar?

Basta comparecer ao local levando RG e CPF para efetuar o cadastro. O serviço é gratuito. No caso de empréstimos de bicicleta, é necessário um cartão de crédito Visa com um limite disponível de R$ 350,00 para pré-autorização. Quem não possui cartão de crédito pode comparecer à sede do Instituto Parada Vital (Rua Barra Funda, 827, sala 1) munido de RG, CPF, comprovante de residência [originais e uma cópia] e duas fotos 3X4 para confecção da carteirinha que dará acesso ao serviço.

Sobre o Instituto Parada Vital

O Instituto Parada Vital é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo  propor soluções que preservem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável em grandes centros urbanos.

Fundada em 2007, um dos principais projetos da entidade é o UseBike Porto Seguro, que consiste no empréstimo de bicicletas em pontos estratégicos da capital, permitindo a devolução em qualquer outro ponto do sistema. O projeto tem apoio do Metrô de São Paulo, da EMTU/SP, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e patrocínio da seguradora Porto Seguro. Em São Paulo, o UseBike já conta com cerca de 15 mil usuários cadastrados.

Bicicletários em operação

EMTU

A EMTU/SP possui bicicletários localizados nos terminais Jabaquara, São Bernardo do Campo, Hortolândia, Americana e Santo André.

Metrô

Linha 1-Azul: Paraíso, Liberdade, Sé, Armênia e Santana

Linha 2-Verde: Vila Mariana e Vila Madalena

Linha 3-Vermelha: Palmeiras/Barra Funda, Santa Cecília, Marechal Deodoro, Anhangabaú, Brás, Carrão, Guilhermina/Esperança e Corinthians/Itaquera

Também há paraciclos (estruturas para acorrentar bicicletas) nas estações Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim (Linha 3-Vermelha), Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas (Linha 5-Lilás)

CPTM 

Linha 7-Rubi: Caieiras

Linha 8-Diamante: Jandira e Itapevi

Linha 10-Turquesa: Mauá e Santo André

Linha 9-Esmeralda: Pinheiros; Vila Olímpia, Jurubatuba, Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú

Linha 12-Safira: Itaim Paulista, Comendador Ermelino, USP Leste, Jardim Helena/Vila Mara e Jardim Romano

Da CPTM