Policiamento especial garante a segurança no ‘Réveillon na Paulista’

O Posto do Comando Operacional ficará no Casarão, na avenida Paulista, nº 1919, ao lado do palco

qua, 31/12/2008 - 13h28 | Do Portal do Governo

Começa a partir das 20 horas desta quarta-feira (31) e vai até as 2h30 da quinta (1º de janeiro), a 12ª edição da festa ‘Reveillon na Paulista’, que contará com mais de 1.300 homens da PM para garantir a segurança e divertimento dos 2,5 milhões de paulistanos e turistas que devem prestigiar a festa.

Para o evento, que é organizado pela Prefeitura de São Paulo e pela empresa Playcorp, a Polícia Militar organizou um esquema especial de policiamento, que vai das 17h30 da quarta até as 5 horas da quinta. Cerca de mil policiais, 116 viaturas e mais 10 Bases Comunitárias Móveis serão empregados. O policiamento não será apenas a pé, e mais 350 PMs serão distribuídos entre radiopatrulhas, Força Tática, ROCAM, unidades especializadas da área de Choque, Bombeiros e Policiamento Aéreo.

A operação ‘Reveillon na Paulista’ também contará com as ações da Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, CET, SPTrans, Metrô, Prefeitura e os seguranças do evento, totalizando 2,5 mil homens. Além disso, haverá 14 postos médicos, três ambulâncias UTI, 18 ambulâncias de remoção e uma tenda com 10 leitos para emergências.

Todos os policiais, assim como os postos, estarão espalhados pelo local da festa, que irá ocorrer na Avenida Paulista, entre as ruas Joaquim Eugênio de Lima e Augusta, com um palco de 800m². Nos seis acessos que darão passagem à festa serão realizadas revistas pessoais, com o objetivo de detectar armas e objetos que possam representar perigo aos participantes. Guarda-chuvas, garrafas de vidro, latas de cerveja e de refrigerante e fogos de artifício terão sua entrada proibida.

O Posto do Comando Operacional ficará no Casarão, na avenida Paulista, nº 1919, ao lado do palco. A operação ‘Reveillon na Paulista’ é coordenada pelo comandante do Policiamento de Área Metropolitana Centro, coronel Álvaro Camilo, com comando operacional do tenente coronel Paulo Telhada. A principal preocupação do coronel é em relação às crianças, que devem estar identificadas com uma pulseira ou colar com nome, telefone e endereço.

O Posto do Comando também contará com 10 câmeras de vigilância por controle remoto, instaladas em locais estratégicos ao longo do local do evento para monitoramento do público. “As pessoas devem ir para a Paulista com o espírito aberto, de paz e união e curtir o evento, porque a PM está cuidando da segurança de todos”, finalizou Camilo.

Confira algumas dicas da PM

• As crianças devem estar identificadas com nome, telefone e endereço;

• Levar apenas um documento de identidade e dinheiro suficiente para consumo no evento;

• As câmeras e máquinas fotográficas devem estar presas ao pulso;

• Chegue à Paulista, preferencialmente, de Metrô;

• Haverá rigorosa fiscalização quanto a estacionar em locais proibidos, acarretando imediata remoção para o pátio do Detran.

Da Secretaria da Segurança Pública