Policiais recapturam Champinha, assassino de alta periculosidade fugitivo do Casa

Recaptura ocorreu por volta das 4 horas de hoje na estação de trens de Ferraz de Vasconcelos

qui, 03/05/2007 - 8h34 | Do Portal do Governo

Policiais da Rota (Ronda Ostensiva Tobias Aguiar) recapturaram Roberto Aparecido Alves Cardoso, de 20 anos, depois de sua fuga do Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo do Adolescente) na Vila Maria. A fuga aconteceu às 18h15min de ontem (2/5). Champinha, como é conhecido, foi recapturado por volta das 4 horas de hoje na estação de trens de Ferraz de Vasconcelos, cidade distante 40 km do centro da Capital.

Champinha é acusado de estuprar e assassinar a estudante Liana Friedenbach, de 16 anos e de ter planejado o assassinato do namorado da adolescente, Felipe Silva Caffé, de 19 anos, em 2003. Ele e um menor, R.A.N, de 17 anos, aproveitaram a distração do agente de apoio técnico da o Centro e pularam o muro com a ajuda de uma escada. Acionada, a polícia montou um cerco e seguiram para a casa do fugitivo, em Embu-Guaçu. Em campana no local, os policiais presenciaram a ligação do acusado a um irmão. Ele pedia dinheiro para continuar a fuga. O local da entrega do dinheiro foi marcado e os dois fugitivos presos no momento do encontro.

Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, uma grande operação de inteligência policial foi montada para a captura do acusado. “Foi devido a um perfeito trabalho da polícia que conseguimos recapturar este jovem de altíssima periculosidade”, diz Marzagão. Para o secretário, o destino de Champinha deve ser o mesmo sugerido por Luiz Antônio Guimarães Marrey, secretário de Justiça do Estado de São Paulo, a Casa de Custódia de Taubaté. “Comungo da decisão do secretário Marrey. Este rapaz deve ser mantido em constante vigilância.”

Vinte funcionários do Casa da Vila Maria e seu diretor foram afastados. Há suspeita de participação e omissão dos funcionários do Centro. Champinha permanece no Centro de Triagem da Fundação Casa, no Brás, centro de São Paulo. Ele deve ser apresentado ao juiz da Vara de Infância e Juventude que decidirá se destino.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

Leia também:

Polícia Militar prende foragido da Fundação Casa (antiga Febem)

(J.H.)