Policiais militares e civis realizam Operação Oriente na região do Brás

Subprefeito Matarazzo acompanhou o secretário da Segurança

seg, 20/08/2007 - 21h12 | Do Portal do Governo

Durante a madrugada desta segunda-feira, 20, policiais militares e civis da Capital paulista realizaram a Operação Oriente, na região onde ocorre a tradicional Feira da Madrugada, no Brás. O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, acompanhou de perto o início dos trabalhos, por volta da 1 hora, em companhia do comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA) da região central, coronel Álvaro Camilo, do delegado da 1ª Delegacia Seccional (Centro), Dejar Gomes Neto, e do secretário das Subprefeituras da cidade de São Paulo, Andrea Matarazzo.

A finalidade da ação é impedir que os cerca de 2.600 camelôs montem suas barracas durante a Feira da Madrugada, bem como não permitir a venda de produtos de origem duvidosa. “Outro objetivo dessa Operação é fazer com que o espaço público não seja tomado irregularmente e também evitar que mercadorias contrabandeadas, roubadas ou pirateadas sejam comercializadas. Além disso, é necessário dar tranqüilidade aos moradores da região”, declarou Marzagão.

A Operação policial, que conta com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SPTRANS, ARTESP, ANTT e Eletropaulo, é realizada nas ruas Oriente, Monsenhor de Andrade, Barão de Ladário, Miller, Maria Marcolina, Casemiro e Xavantes. “A Operação, que foi iniciada à 1 hora, terminará às 18 horas e acontecerá todos os dias, por tempo indeterminado”, explica o coronel Camilo.

Além disso, o comandante lembra que é disponibilizado aos camelôs que trabalham de forma regular e com documentação exigida pela Prefeitura um espaço, no início da rua Monsenhor, destinado a comercialização dos produtos “Aqui na rua nós não iremos permitir”, ressalta o coronel.

Durante toda a ação, será mobilizado um efetivo de 400 policiais, divididos em 10 pontos de bloqueios, onde são realizadas as fiscalizações. “É preciso devolver a rua a seus verdadeiros donos, que é o povo”, finaliza Ronaldo Marzagão.

William Corrêa

Da Secretaria da Segurança Pública

C.M.