Policiais militares dão aulas para jovens carentes

O curso prepara o adolescente para estagiar na área administrativa de empresas

seg, 06/07/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Desde o início do ano, nove oficiais da Polícia Militar atuam como voluntários e dão aulas sobre diferentes temas para jovens com idades entre 15 e 18 anos. Eles participam do Programa Educacional para Adolescentes de Baixa Renda, que possibilita a inserção de jovens no mercado de trabalho.

O curso, coordenado pelo Rotary Club, prepara o adolescente para estagiar na área administrativa de empresas e tem duração de cinco meses. As aulas são dadas na sede do Centro de Aperfeiçoamento Multi-Pedagógico (CAMP-oeste), no bairro da Lapa, zona oeste da Capital.

No curso, os policiais são responsáveis pelo lado cidadão do profissional. Eles dão aulas de educação ambiental, noções de saúde e primeiros socorros, além de informações sobre as leis e a atuação da Polícia Militar.

Os nove instrutores voluntários pertencem ao 4° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). A participação da polícia no curso foi ampliada neste ano. Antes, a participação era resumida às palestras do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Neste semestre, os PMs deram nove aulas.

O curso

Todos os semestres, mais de 1.000 candidatos se inscrevem no CAMP-oeste. Os candidatos passam por processo seletivo para entrar no projeto. A única exigência é que os alunos estejam frequentando a escola.

Por semestre, 550 alunos são aprovados. A turma é dividida em 10 salas – cinco no período matutino e cinco no vespertino. As aulas são das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Depois de cinco meses de curso, os jovens fazem uma prova e são empregados.