Polícia Militar terá 20 mil homens na segurança do Papa

A tropa – cerca de 27% dos 93 mil policiais militares existentes no Estado – dará suporte a homens do exército brasileiro e da Polícia Federal

ter, 08/05/2007 - 10h06 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar de São Paulo mobilizará um efetivo superior a 20 mil homens no decorrer dos cinco dias da visita do Papa Bento XVI ao Brasil. A tropa – cerca de 27% dos 93 mil policiais militares existentes no Estado – dará suporte a homens do exército brasileiro e da Polícia Federal, responsáveis diretos pela segurança do Pontífice.

O efetivo terá policiais do grupo de elite da Polícia Militar paulista como Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) e Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) no apoio aos deslocamentos do Papa Móvel e na orientação ao público nos eventos. O plano vem sendo elaborado há três meses por equipes do Cosi (Centro de Operações de Segurança Integrada) formada pela cúpula de forças de segurança do País. Eles têm se reunido semanalmente no Comando Militar do Sudeste do Exército.

Uma das decisões acertadas prevê que apenas homens da Guarda Suíça – encarregada da segurança do Pontífice em todo mundo – e policiais federais, estarão próximos do líder religioso. Num segundo anel de isolamento, haverá soldados do exército.

“A Polícia Militar será responsável pela triagem dos espaços onde o Papa irá passar, orientação e segurança dos fiéis”, esclarece o tenente da PM Robson Cabanas Duque, oficial do setor de operações do Comando de Policiamento da Capital.

Além do efetivo, mais de 1,5 mil viaturas, 202 cavalos do Regimento Nove de Julho e 12 aeronaves do governo de São Paulo estarão empenhadas na operação. Um helicóptero equipado com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) também estará à disposição. Somente em Aparecida, haverá cerca de 3,5 mil militares e mais de 495 veículos, entre motos, caminhões, ônibus e automóveis.

“É um plano detalhado para mais uma de nossas operações tidas como especiais”, acrescenta Cabana. Ele lembra que uma das funções dos homens do helicóptero Águia será auxiliar policiais em terra em caso de manifestações e acidentes de trânsito. Segundo a PM, outra precaução adotada pela segurança será fechar o espaço aéreo das proximidades onde Bento XVI vai passar.

Cleber Mata

Leia também:

Tudo pronto no Palácio dos Bandeirantes para receber o Papa Bento XVI

Saúde preparou mega-operação para garantir saúde do Papa

Metrô e CPTM montam esquema especial na visita do Papa Bento XVI