Polícia Militar de SP impede assalto a bancos em Guararema

Cerca de 25 criminosos se preparavam para explodir caixas eletrônicos quando foram surpreendidos pelos policiais nesta madrugada (4)

qui, 04/04/2019 - 10h53 | Do Portal do Governo

Atualizada às 19h14.

Policiais militares agiram para impedir um assalto a duas agências bancárias no município de Guararema, na Região Metropolitana de São Paulo. O episódio ocorreu na madrugada desta quinta-feira (4).

Aproximadamente 25 criminosos se preparavam para explodir caixas eletrônicos quando foram surpreendidos pelos policiais e, na tentativa de fuga, dispararam contra as equipes. A intervenção policial possibilitou a prisão de criminosos e impediu que civis ficassem feridos.

Houve perseguição e troca de tiros em diversos pontos da cidade. Durante a fuga, parte dos criminosos chegou a fazer reféns em uma residência, mas a PM conseguiu libertá-los.

“A prioridade do Governo do Estado é a Segurança Pública. Trabalhamos forte para proteger as pessoas, o patrimônio e manter a tranquilidade do cidadão”, afirmou o coronel Álvaro Batista Camilo, secretário executivo da Polícia Militar, durante coletiva de imprensa na sede da SSP.

Os suspeitos eram monitorados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Sorocaba. “As atividades foram desempenhadas com muita inteligência e de forma integrada entre os órgãos, dando pronta resposta à população”, completou o coronel Camilo.

Ao apurar um provável ataque a agências bancárias em municípios da região, o Gaeco repassou à PM para que o patrulhamento na área fosse reforçado. “Assim que soubemos deslocamos o efetivo para realmente oferecer proteção à população residente”, explicou o tenente-coronel Mário Alves da Silva, comandante da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota).

Equipes do GATE (Grupo de Ações Táticas), ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e COE (Comandos e Operações Especiais), além do policiamento local, seguem fazendo buscas na região.

Até o momento, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, três pessoas foram presas e foram apreendidos 8 fuzis, 4 pistolas, duas calibres 12, explosivos e coletes balísticos.

Onze criminosos atingidos durante a ação não resistiram aos ferimentos e vieram à óbito. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica reforçará as equipes de peritos para atender à ocorrência, que será investigada pela Polícia Civil.