Polícia Civil prende 33 traficantes na Cracolândia

Operação aconteceu em um quadrante da Cracolândia - ruas Dino Bueno, Duque de Caxias, Helvétia e Barão de Piracicaba Play

sex, 26/02/2010 - 9h23 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil deflagrou, na tarde da quinta-feira, 25, a operação Cidade Luz, para combater o tráfico de drogas na região conhecida como Cracolândia, centro da Capital. Há 19 anos o local funciona como ponto de encontro entre viciados e traficantes.

Policiais da 1ª Delegacia Seccional (Centro) filmaram por 15 dias um quadrante da Cracolândia – que envolvia as ruas Dino Bueno, Duque de Caxias, Helvétia e Barão de Piracicaba. Após conseguirem mapear a ação e identificar os traficantes, os policiais pediram apoio ao Grupo de Operações Especiais (GOE) para fazer as prisões. “A dificuldade de uma ação como esta é organizar, operacionalizar e fazer triagem sem deixar nada escapar”, lembrou o delegado titular da Seccional Centro, Aldo Galiano Júnior.

Os policiais estavam prontos para fazer as prisões, quando começou a chover, o que dispersou os usuários e traficantes, que foram se esconder nas marquises. Porém, após a chuva, todos voltaram às ruas e um policial infiltrado deu o sinal.

Em segundos, 15 viaturas do GOE e 18 viaturas da Seccional fecharam as ruas do quadrante e 100 policiais desceram dos veículos. Sem tempo para fugir, mais de 300 pessoas foram abordadas. Todos foram agrupados na rua Helvétia, onde foram feitas as revistas.

Filas de pessoas encostadas na parede foram formadas. Os policiais fizeram buscas pelas pessoas e encontraram os traficantes filmados. Todos indiciados foram colocados em um caminhão da Polícia Civil e levados ao 2º Distrito Policial (Bom Retiro). O restante das pessoas, usuários, foram levadas ao posto da Guarda Civil Metropolitana, onde seriam atendidos por assistentes sociais.

Resultados

A operação Cidade Luz, considerada por Galiano como “a maior feita na história da Cracolândia”, averiguou 300 pessoas. Trinta e três pessoas associadas ao tráfico de drogas foram presas e 400 pedras de crack apreendidas.

Para o delegado supervisor do GOE, Luiz Antonio Pinheiro, a operação foi um sucesso. “O resultado foi muito bom. Parabéns à Polícia Civil. Houve uma preparação, onde a investigação usou a inteligência e tirou traficantes das ruas”.

Da Secretaria de Segurança Pública