Polícia Ambiental apreende madeira e palmito em operação no litoral

Operação envolveu 100 policiais e 30 viaturas que rodaram 9,5 mil km

qui, 02/10/2008 - 19h01 | Do Portal do Governo

Em uma grande operação que se estendeu por todo o Litoral do Estado, envolvendo um contingente de 100 homens e uma frota de 30 viaturas, que rodou 9,5 mil km, a Polícia Militar Ambiental realizou, nos dias 30/09 e 1/10, a apreensão de 90 m3 de madeira nativa, 147 palmitos in natura e 261 vidros de palmito, sendo 17 de 500 gr e 244 de 1.800 gr.

A operação, que priorizou o Vale do Ribeira, fez parte da Campanha “Consuma palmito sustentável”, desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente. O objetivo foi a fiscalização do comércio e do consumo irregulares desse produto. No total foram fiscalizados 47 estabelecimentos comerciais, abordados 55 veículos, um dos quais foi apreendido, e lavrados três autos de infração ambiental, sendo dois por armazenamento de palmito sem autorização e um por caça. As multas aplicadas totalizaram R$ 18.700,00.

No Município de Sete Barras, no Vale do Ribeira, uma equipe suspeitou de uma moradia e solicitou mandado judicial para fazer a fiscalização no interior da residência. Como a determinação judicial demorou para ser expedida, a própria dona da casa convidou a patrulha para fazer as averiguações, encontrando apenas um vidro de palmito de origem irregular.

No dia seguinte, de posse do mandado, a patrulha retornou ao local, apanhando a proprietária do imóvel desprevenida, e encontrou 147 palmitos “in natura” que foram apreendidos.

Denúncia anônima permite a apreensão de armas e carne de caça em Nova Granada

A partir de uma denúncia anônima, uma equipe do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental efetuou, na terça-feira passada (30/9), a apreensão de armas e munição, sem documentação, e carne de capivara, sem a licença dos órgãos ambientais. A ação aconteceu por volta das 10 horas, na Fazenda Taperão, na área rural do Município de Nova Granada, na região de São José do Rio Preto.

No local, os policiais ambientais encontraram o morador Donizete Aparecido Rosa, em cuja residência foram localizados 6 espingardas, 56 cartuchos de diversos calibres, um frasco de pólvora, 58 espoletas, dois frascos de chumbos, 52 balas e 5 quilos de carne de capivara. O infrator, que não possui antecedentes criminais, foi conduzido à Delegacia de Polícia de Nova Granada, onde o caso foi registrado.

Da Secretaria do Meio Ambiente