PM desencadeia Operação Cerol na região de Piracicaba

Quem for flagrado usando cerol pagará multa; em caso de acidente, responderá judicialmente

ter, 21/07/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os policiais do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior ((BPM/I) implantaram a Operação Cerol na região de Piracicaba. A ação policial começou na quinta-feira, 16, e vai até o final de agosto. “Nosso objetivo é prevenir acidentes”, explica o segundo tenente da PM, Emanoel Rodrigues Oliveira. Ele ressalta que não recentemente não foi registrado nenhum caso nessa região.

Diariamente, das 12 às 17 horas, 26 policiais são destacados para abordar as pessoas que estiverem brincando com pipas na rua. “Se a linha tiver cerol, o material é apreendido. Caso contrário, o policial apenas alertará sobre os perigos do uso do cerol”, diz o tenente Oliveira.

A operação está sendo realizada nas cidades de Piracicaba, Capivari, Saltinho, Rio das Pedras, Mombuca, Elias Fausto, Rafard, Águas de São Pedro, Charqueada e Santa Maria da Serra.

Uso proibido 

Desde janeiro de 2006, a lei estadual (nº 12.192) proíbe o uso do cerol. A pessoa que for pega em flagrante receberá uma multa no valor de cinco Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufespes) – este ano, cada Ufesp equivale a R$ 15,85. Em seu parágrafo único, a lei responsabiliza os pais ou responsáveis, no caso de um menor ser flagradoutilizando o cerol.

Caso aconteça algum acidente – no qual a linha machuque a vítima, a pessoa será acusada desde lesão corporal até homicídio doloso.

Dicas 

A Polícia Militar dá algumas dicas de segurança para os motociclistas que trafegam em áreas onde há risco de acidentes com cerol, e também para os ‘pipeiros’:

• Motociclistas – devem usar uma antena com formato de anzol na extremidade da moto e diminuir a velocidade ao trafegar em regiões onde pipas são empinadas

•  Pipeiros’ –  além de não usar o cerol nas linhas, precisam tomar cuidado com pessoas que estão próximas e também com os veículos.

Serviço 

Denúncias sobre o uso, produção ou venda de cerol devem ser feitas ao Centro de Operações da PM (Copom) pelo serviço telefônico 190.

Da Secretaria da Segurança Pública