PM contém tumulto e depredações na Praça da Sé

Segurança Pública divulga nota sobre incidentes ocorridos durante a Virada Cultural no centro de São Paulo

dom, 06/05/2007 - 14h30 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar informa que mobilizou um efetivo de 3.223 homens, 1.089 viaturas e 97 bases comunitárias móveis para garantir a segurança e a tranqüilidade da população durante a Virada Cultural. O evento foi promovido pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, iniciado neste sábado, dia 5, em 68 locais de todas as regiões da capital, onde estão sendo realizados 350 shows e apresentações culturais. Mais de três milhões de pessoas puderam se divertir tranquilamente.

Durante a madrugada deste domingo, dia 6, na Praça da Sé, um grupo de pessoas que assistia a um show dos Racionais MC’s começou a atacar policiais militares com pedras e garrafas e a depredar uma banca de jornal. Com a chegada de reforço da Força Tática e do Batalhão de Choque, o grupo se separou, depredou e saqueou lojas nas ruas – entre elas as Lojas Americanas e o Rei do Mate, oito viaturas da Polícia Militar, uma viatura da Guarda Civil Metropolitana, e dois carros particulares, um incendiado e outro danificado, orelhões e banheiros químicos, além de entrar nas instalações da estação Sé do Metrô e depredar 12 lojas e destruir seis bloqueios da estação.

A Polícia Militar conteve o tumulto no local, evitando que os saques e depredações se espalhassem pelo centro da cidade, em locais com grande concentração de populares naquele momento. A polícia deteve em flagrante 11 pessoas que praticaram furtos, depredações, desacato e dano ao patrimônio público e privado. Os presos foram encaminhados ao 1º Distrito Policial, onde foram registrados boletins de ocorrência. Na ação, quatro policiais militares ficaram feridos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)