Plano de qualificação forma mais de 500 em Osasco

Cursos focaram as atividades de camareira de hotel, escriturário, eletricista de autos, analista de logística, entre outros

seg, 31/12/2007 - 17h20 | Do Portal do Governo

Uma parceria entre o Centro Paula Souza, a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Prefeitura de Osasco, por meio do Convênio Plurianual Único (CPU), assinado no começo de 2007, tornou possível a realização do Plano Territorial de Qualificação (Planteq). No dia 19 de dezembro, 553 trabalhadores assistidos pelo Plano participaram da cerimônia de formatura.

O Planteq faz parte do conjunto de ações desenvolvidas exclusivamente para atuar em parceria com estados, municípios e consórcios intermunicipais do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), que por sua vez, integra a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), do MTE.

O objetivo do programa é atender as demandas de qualificação profissional em consonância com a necessidade de cada região, dando prioridade aos moradores que com baixa renda, com menor escolaridade e com dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

Trabalhando em conjunto ao Sistema Público de Emprego (Sine), o programa possibilita ao profissional o encaminhamento a um dos cursos oferecidos, a partir do momento em que vai procurar uma vaga de emprego. Nos anos de 2006 e 2007, o Planteq atendeu, ao todo, 247.059 trabalhadores e educandos.

Em Osasco, as aulas, cuja duração aproximada era de 200 horas, focaram a aprendizagem das atividades de camareira de hotel, escriturário, eletricista de autos, analista de logística, gesseiro, assistente administrativo, entre outros.

Do Centro Paula Souza

(I.P.)