Plano de manejo de Itupararanga será paradigma no Estado

Plano de manejo vai harmonizar a preservação ambiental e as atividades econômicas na Represa de Itupararanga

ter, 28/10/2008 - 13h08 | Do Portal do Governo

O Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental – APA de Itupararanga vai se constituir em um paradigma para essa modalidade de unidades de conservação no Estado de São Paulo. A proposta foi apresentada por José Wagner do Amaral, diretor executivo da Fundação Florestal, durante encontro promovido pela SOS Itupararanga, em Ibiúna, dia 22 de outubro.

A proposta foi imediatamente aceita pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, que se reuniu com a direção da ONG na sede da entidade, além de lideranças políticas regionais, pescadores e o prefeito eleito de Ibiúna, Coronel Darci.

Durante duas horas, foram discutidas propostas visando à melhoria da qualidade ambiental da Represa de Itupararanga e dos rios que contribuem para sua formação, além de ações para garantir a sustentabilidade da pesca e da agricultura da região, onde se concentra o maior número de produtores orgânicos do Estado. O plano de manejo da APA deverá estar concluído em no máximo 90 dias.

Graziano comprometeu-se com a implantação de programas de recuperação das matas ciliares de rios como Sorocaboçu, o principal contribuinte da represa e para o qual o Coronel Darci pediu especial atenção, uma vez que se encontra ameaçado pela erosão. A regulamentação do cultivo de peixe em tanques também será priorizada, para garantir a sustentabilidade do estoque pesqueiro e a manutenção da atividade na cidade.

A APA de Itupararanga abrange os municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim e tem como principais atributos ambientais a represa e seus contribuintes, além dos remanescentes florestais, com uma área de 93.356 hectares. 

Da Secretaria do Meio Ambiente