Pioneiro no País, Ital festeja 45 anos de pesquisas em tecnologia de alimentos

Na festa de comemoração, foram inaugurados os laboratórios de química e a planta-piloto de extração de óleos vegetais

dom, 31/08/2008 - 13h17 | Do Portal do Governo

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, completa 45 anos de fundação em sua sede, em Campinas. Para comemorar, seus parceiros, colaboradores e autoridades foram convidados para um café de boas-vindas preparado com alimentos e produtos desenvolvidos no instituto.

Pioneiro no País no desenvolvimento de tecnologias de processamento de produtos alimentícios, o Ital iniciou suas atividades em 30 de agosto de 1963, num prédio anexo ao do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Na época, recebeu o nome de Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos.

Na festa de aniversário ocorrida na sexta-feira, 29, foram apresentados os novos laboratórios de química e a planta-piloto de extração de óleos vegetais do Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos – primeira no Brasil a fazer em escala piloto a extração do óleo de sementes por prensagem e por solvente.

A unidade tem dois extratores com capacidade para 25 quilos cada, capazes de processar de 75 a 100 quilos de material por dia.

Moderna tecnologia – Nas últimas décadas, o Ital ajudou a construir parte da história da tecnologia de processamento de alimentos no País, atendendo ao agronegócio e à indústria alimentícia. Tem 348 funcionários e 196 bolsistas e estagiários, distribuídos em sete unidades técnicas e analíticas, duas administrativas e uma de informação.

Com suas pesquisas, obteve resultados como o leite de soja com sabores de chocolate, baunilha, morango, banana e abacaxi; o suco de laranja concentrado e congelado (que ainda hoje ocupa lugar de destaque na pauta de exportação); a farinha láctea; o leite de coco tipo A; a garrafa de uso exclusivo para cerveja, entre muitos outros.

Os produtos mais recentes são o chocolate com fibras, light em gordura e diet em açúcar; o requeijão light com fibras; o hambúrguer com colágeno; as frutas e hortaliças desidratadas por diversos processos; a mandioca pré-frita e congelada e a máquina de descascar babaçu.

O Ital pesquisa também soluções para aumentar a vida útil dos produtos e reaproveitar resíduos do processamento de alimentos. Investe no desenvolvimento de novos produtos, processos e embalagens, na diminuição de custos de produção sem perda da qualidade e na consultoria para melhoria da qualidade.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)