Pioneira, Fatec Campinas oferece curso de Gestão de Energia e Eficiência Energética

A graduação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo

sex, 17/08/2018 - 9h32 | Do Portal do Governo

“Fundamental para o futuro do país”. É como o professor e coordenador Fábio Bonk define o curso de Gestão de Energia e Ef iciência Energética, disponibilizado pioneiramente pela Fatec Campinas.

Inédita até então no país, a graduação, que teve sua primeira turma no início de 2018, une conhecimento tecnológico de sistemas energéticos com a compreensão do funcionamento do mercado de energia e das metodologias de análise de cenários.

Com isso, o tecnólogo em Gestão de Energia e Eficiência Energética estará apto a trabalhar com as questões econômicas e gerenciais para as tomadas de decisões relativas à geração ou à utilização da energia em empresas ou instituições.

Segundo o coordenador Fábio Bonk, a relevância do curso também se dá “pelo objetivo de trazer o aluno para o mercado de Energia, o deixando alinhado com as tendências do futuro deste campo”

Já a diretora-superintendente do Centro Paulo Souza, Laura Laganá, explica que um dos focos do curso. “Nosso objetivo também é fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento para atender às demandas tecnológicas deste setor estratégico para o desenvolvimento econômico do Estado”, diz.

Alta procura

A Diretora da Fatec Campinas, Haydée Siqueira Santos, se mostra satisfeita com a procura e aceitação da graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética e diz que o mesmo foi um dos mais buscados na unidade.

“É um curso novo e inédito no país, que começou agora em 2018 a ter sua primeira turma. Esta aceitação e procura se deve pela relevância do tema no qual os alunos buscam se capacitar para trabalhar nesta área”, explica.

“O curso conta com bons equipamentos e laboratórios, além de professores qualificados. Montamos um corpo docente ideal para termos um alto padrão”, complementa.

A aluna Tycillia Akane confirma a qualidade do curso, com elogios ao que é abordado e pela seleção do corpo docente. Arquiteta, Tycillia destaca que sua escolha se deu para aplicação de tecnologia em seus projetos e, assim, estar inserida no universo de eficiência energética, para se colocar a nível internacional no mercado de trabalho: “o mundo está mudando e os avanços tecnológicos demandarão mão de obra de gestão destas tecnologias”, diz.

“O curso aborda diferentes áreas, mas ao mesmo tempo as relaciona. E isso me capacitará desde o nível técnico da física e química, envolvida na obtenção de energias alternativas renováveis, à séria atenção ao impacto que estes novos sistemas causarão na micro e macro economia de qualquer lugar que dependa de energia elétrica”, finaliza.

Características do curso

A grade de disciplinas do curso de Gestão de Energia e Eficiência Energética contempla: Introdução à economia; Teoria microeconômica; Funcionamento do mercado; Elasticidade; Produção e custos, Estruturas de mercado; Teoria macroeconômica; Políticas econômicas e seus instrumentos; Teoria monetária; Inflação; Setor externo; Crescimento e desenvolvimento econômico.


O profissional formado em Tecnologia em Gestão de Energia poderá trabalhar em diversas áreas, como instituições governamentais, empresas de geração, transmissão e distribuição de diferentes energéticos, centros de pesquisa em diferentes setores econômicos (agroindústrias, indústrias extrativas, siderúrgica, alimentícia e de transformação) e setor comercial e de serviços.

Além de exercer atividades relacionadas às tecnologias de conversão energética, planejamento energético, alternativas energéticas, e na gestão de sistemas energéticos, economia e racionalização do uso da energia.