Pintores impressionistas ganham apresentação tridimensional inédita

Estação Ciência estende apresentações 3D para o 2º semestre, iniciando com arte impressionista

qui, 26/07/2007 - 19h48 | Do Portal do Governo

O ciclo gratuito de apresentações tridimensionais promovido no primeiro semestre pela Estação Ciência da USP ganhará novos eventos em agosto. Idéia é atender aos pedidos do público, que compareceu em peso aos eventos anteriores e pediu pela continuidade do ciclo com novos temas.

Serão apresentados em eventos mensais a tridimensionalidade como um dos recursos especiais mais divertidos e dinâmicos para a apresentação e explicação de diversos assuntos, até mesmo os aparentemente mais complexos.

Impressionistas em 3D

Em 25 de agosto, quando estréia o ciclo no segundo semestre, o tema será “Os Impressionistas em 3D”.  Por meio de técnicas especiais de computação, poderão ser vistas em terceira dimensão pinturas famosas de artistas como Cezanne, Chagall, Gauguin, Manet, Monet, Renoir, Seurat e Van Gogh, entre outros.

A técnica consiste no processo de conversão de imagens 2D para 3D, resultando na criação com efeito impressionante de objetos e cenas tridimensionais a partir de fotos, desenhos, gravuras e pinturas convencionais. Para que tal processo ocorra, os programas de computador possibilitam separar cada imagem em até 30 camadas distintas, revelando os diferentes planos idealizados pelos artistas.

A preparação das imagens e da apresentação é do prof. Dr. Ciro Silva, da USP e a narração estará a cargo da profa. Dra. Silvia Valéria Vieira, do departamento de Artes Plásticas da UNICSUL.

O Ciclo

Os eventos são gratuitos, acontecem um sábado por mês e são realizados no auditório da Estação Ciência, onde montam-se telas e um projetor digital estereoscópico, com a distribuição de óculos específicos para o público.

Todas as apresentações são acompanhadas da narração de um convidado especialista no assunto. Após a apresentação  sobre os impressionistas, estão programadas as seguintes apresentações:

29/9

O Cérebro Humano em 3D – Prof. Ciro Silva (USP)

20/10 

Arte no Egito Faraônico em 3D – Prof. Antonio Brancaglioni Jr. (UFRJ)

01/12

Esculturas de Rodin em 3D – Prof. Percival Tirapeli (UNESP)

SERVIÇO:

Ciclo Estação Ciência 3D 2007 – evento de agosto

“Impressionistas em 3D”

Data: 25 de agosto (sábado)

Horário: 15h

Local: Estação Ciência – Auditório “Ernst Hamburger” (Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo. Tel. (11) 3673 7022. Site:  www.eciencia.usp.br.

Custo: gratuito

Inscrições: enviar nome, RG e telefone para o e-mail eventos@eciencia.usp.br.