Pinacoteca inaugura mostra com acervo do Palácio de Versalhes

Esta mostra é a primeira organizada pelo museu francês

seg, 14/05/2007 - 21h38 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado inaugura nesta terça-feira somente para convidados, a exposição Imagens do Soberano – Acervo do Palácio de Versalhes. Esta mostra é a primeira organizada pelo Museu do Palácio de Versalhes, França, na América Latina. A mostra abrirá ao público na próxima quarta-feira, 16, às 18 horas, e ficará em cartaz até 5 de agosto.

Com curadoria de Xavier Salmon, conservateur do Museu de Versalhes e um dos mais importantes especialistas em sua área, apresenta todas as obras que foram produzidas especialmente para o Palácio e que representam a figura do rei e sua família, cumprindo, à época, função importante do imaginário de poder da monarquia francesa.

A exposição está dividida em três módulos: o primeiro, Luis XIV: imagens de um soberano absoluto, reúne obras que evidenciam a transformação do rei-homem em rei-divindade. O módulo, Luis XV e Luís VVI: de soberanos com poder divino a homens compõe-se de obras que mostram a humanização dos reis franceses. O terceiro e último módulo, A Imagem da Rainha e dos Herdeiros do Trono traz representações das rainhas e dos herdeiros reais.

A mostra reúne 63 obras, entre pinturas, desenhos, tapeçarias e esculturas, sendo que 59 procedentes do Palácio de Versalhes e quatro provenientes do acervo do MASP.

Na abertura da exposição, no dia 16, o curador Salmon, autor de dois livros sobre Maria Antonieta, fará uma palestra sobre a última rainha da França, no auditório do museu (participação gratuita, mediante retirada de senhas na recepção da Pinacoteca, com uma hora de antecedência).

Imagens do Soberano – Acervo do Palácio de Versalhes

De 16 de maio a 05 de agosto, 2007

Na Pinacoteca do Estado

Pça da Luz, 02

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h.

R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia).

Grátis aos sábados.

Da Secretaria da Cultura