Pílulas do dia seguinte chegam ao interior e litoral de SP

Em todo o Estado serão entregues 36 mil comprimidos

qua, 15/08/2007 - 11h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde finaliza nesta semana a primeira remessa de 18.340 cartelas de pílulas do dia seguinte (36 mil comprimidos) para municípios do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, por meio do Programa Dose Certa. A entrega dos produtos à população será realizada em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dessas cidades.

A distribuição das pílulas faz parte do programa de Saúde da Mulher e Planejamento Familiar para o quadriênio 2007-2010, lançado no início deste ano pelo governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Na capital, pílulas do dia seguinte e anticoncepcionais comuns já estão disponíveis em 20 unidades da Farmácia Dose Certa, situadas em locais de fácil acesso como estações de metrô, trem, ônibus e centros de saúde.

Para retirar o medicamento será preciso ter receita médica contendo o nome do príncípio ativo: Levonorgestrel 0,75 mg.

“A Pílula do Dia Seguinte é o último recurso para evitar gravidez, e é assim que deve ser utilizada, sempre com receita médica”, afirma o secretário Barradas Barata.

Em julho a Secretaria iniciou a distribuição gratuita de anticoncepcionais comuns e DIUs pelo interior e litoral. A entrega dos métodos contraceptivos aos municípios é feita pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório oficial do governo estadual.

Entre as ações previstas pelo programa de Saúde da Mulher da Secretaria, além das pílulas, está a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis para permitir o diagnóstico precoce de câncer de mama e colo de útero. O primeiro mutirão de mamografias já foi realizado, em maio deste ano. Haverá, ainda, a capacitação de profissionais de saúde em todo o Estado para atendimento às mulheres, com ênfase no pré-natal.

O programa inclui também a implantação de serviços de diagnóstico para atendimento às mulheres em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) a serem instalados pelo governo paulista no interior e litoral. O atendimento às mulheres vítimas de violência será expandido. Unidades do Projeto Bem-Me-Quer, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, irão para o interior paulista, com tratamento médico e apoio psicológico. Atualmente o projeto funciona no Hospital Pérola Byington, na capital, e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Da Secretaria da Saúde