Pilotos de helicópteros ajudarão a combater crimes ambientais

Segunda maior frota do mundo vai observar irregularidades no meio ambiente de todo o território paulista

qua, 22/10/2008 - 8h41 | Do Portal do Governo

A partir do mês que vem, denúncias de crimes contra o meio ambiente em São Paulo virão do céu. Denominados voluntários da natureza, 60 pilotos de helicópteros que regularmente voam sobre o território do Estado, todos os dias, vão colaborar com o trabalho de fiscalização realizado pela polícia ambiental. Isso ficou definido em encontro entre representantes do Instituto Ecofuturo – Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, da Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (Abraphe), da Polícia Ambiental e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A reunião resultou na assinatura do acordo de parceria que visa ao monitoramento aéreo com helicópteros.

A idéia surgiu num encontro do fundador do Instituto Ecofuturo, Daniel Feffer, com o presidente da Abraphe, Geoci Leonar. Ambos perceberam a possibilidade de utilizar os pilotos de helicópteros cadastrados na Abraphe como observadores da natureza, para ajudar na vigilância ambiental. Os pilotos serão capacitados pela polícia ambiental e pelo Departamento de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN), para entender os procedimentos a serem adotados em situações que comprometam o meio ambiente. Com 484 aparelhos, São Paulo tem a segunda maior frota de helicópteros do mundo e autoriza cerca de 20 mil vôos por ano.

Amigos da natureza – Munidos de radiocomunicador e GPS, os pilotos indicarão as coordenadas dos pontos verificados para o call center do Disque Meio Ambiente (0800 11 35 60) que passará as informações para a polícia ambiental agir com mais precisão e agilidade. O presidente da Abraphe, Cleber Mansur, informa que nenhum dos vôos terá o objetivo de fiscalizar o território paulista, pois esse trabalho é função da polícia ambiental. “Todos os pilotos participantes estarão em vôos de rotina e não de fiscalização”. Apenas ficarão de olho no terreno, em baixo, para descobrir eventuais violações da legislação ambiental e alertarão, imediatamente, a polícia ambiental.

Desde janeiro, o Disque Meio Ambiente  a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que atende 24 horas por dia, recebeu mais de 40 mil ligações. As ocorrências denunciadas variam de situações de desmatamento, queimadas, fumaça preta, emergências químicas a comércio ilegal de animais silvestres. Os pilotos serão grande reforço nesse trabalho de denúncia de irregularidades.

A Abraphe receberá periodicamente um resumo sobre as informações enviadas pelos pilotos que observam o meio ambiente. “Este relatório será fundamental para nosso planejamento, por exemplo, para ampliar o número de pilotos, caso necessário”, observa Mansur, acrescentando: “estas ações conjuntas não vão gerar custos para os participantes, apenas o aumento no atendimento do call center. E os pilotos não serão remunerados pela colaboração”. O trabalho extra estará sob a orientação da polícia ambiental – segmento especializado da Polícia Militar do Estado.

A Polícia Militar Ambiental dispõe de 2,2 mil homens, divididos em 114 unidades. Anualmente, realiza em média 90 mil atendimentos em todo o Estado. Enquanto a Abraphe conta com 906 pilotos cadastrados para as atividades em São Paulo. A expectativa é que em 2009 o número de voluntários da natureza seja ampliado, o que aumentará a rede de fiscalização da polícia ambiental. 

Anderson Moriel Mattos, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)