Pilates oferece muitos benefícios aos idosos

Com a chegada da terceira idade, são comuns as quedas e a dificuldade de equilíbrio, além da perda da massa muscular e óssea.

qua, 22/08/2018 - 15h15 | Do Portal do Governo

Com a chegada da terceira idade, são comuns as quedas e a dificuldade de equilíbrio, além da perda da massa muscular e óssea. Criado no período da Primeira Guerra Mundial, o Pilates se destaca como uma atividade física que atende as necessidades dos idosos. Os exercícios que podem ser feitos no solo ou em equipamentos apropriados têm o objetivo de trabalhar todos os músculos do corpo, oferecendo uma série de benefícios para a saúde e para o dia a dia de quem o pratica.

A fisioterapeuta Keite Mendes afirma que é possível “melhorar a qualidade de vida dos idosos, além de facilitar a locomoção, o equilíbrio, humor, além de fortalecimento muscular e alongamento”.

Dulce, de 82 anos, pratica o Pilates há quatro anos. “A minha coluna está melhor, lido melhor com os problemas que já tenho e saio mais disposta, pois trabalha com todos os músculos”.

Segundo o geriatra Francisco Souza do Carmo, ter hábitos saudáveis desde cedo garantem um envelhecimento adequado. “Ter uma alimentação saudável, ter hábitos de atividade física regular e tomar um litro e meio de água todos os dias são boas dicas. Cuidar muito bem da prevenção das suas possíveis doenças baseado no estudo do histórico familiar também faz a diferença”, explica ele.

Maria Simone Barreto, fisioterapeuta, afirma que o Pilates é adequado para os idosos por ser uma atividade de baixo impacto, que não oferece riscos à saúde. “Segundo a OMS, idosos fisicamente ativos tem a menor prevalência de depressão se comparado a idosos que não praticam atividade física. A autoestima está diretamente ligada a isso. Idosos depressivos têm a autoestima baixa e o pilates pode ajudar na independência funcional, possibilitando que ele faça suas atividades diárias com autonomia”.

É bom lembrar que o início de qualquer atividade física, como o Pilates, requer a consulta de um profissional qualificado antes e também durante o exercício.