‘Peter Pan O Musical’: Fussesp leva crianças ao espetáculo na capital

Jovens de projetos sociais verão a montagem nesta quinta-feira (28), por meio de parceria com Secretaria da Cultura

qua, 27/06/2018 - 13h41 | Do Portal do Governo

Em iniciativa inédita, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) levará, na próxima quinta-feira (28), mil crianças para a exibição de “Peter Pan O Musical”, espetáculo em cartaz no Teatro Alfa, na capital paulista.

A visita dos pequenos ocorre por meio de parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Os jovens são das três unidades da Casa da Solidariedade do Fundo Social, de três unidades do Instituto Criança Cidadã (ICC) e de sete escolas públicas.

A novidade conta com o apoio da secretaria, através da Lei de Incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS), modalidade que funciona com patrocínios incentivados e renúncia fiscal. “É uma alegria poder proporcionar esse tipo de experiência para crianças que talvez nunca tenham tido a oportunidade de assistir a um musical desse porte”, ressalta a professora Lúcia França, presidente do Fussesp.

A Casa da Solidariedade é um projeto do Fundo Social que atende crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos e 11 meses, em situação de risco social, por meio de um projeto de Ação Integrada, com atividades culturais, educativas e esportivas que resgatam a autoestima, identificam e desenvolvem habilidades.

Para participar das ações das Casas, os jovens devem estar matriculados e frequentar a rede pública de ensino. Aproximadamente 1,2 mil alunos (nos regimes regular e intercalado) são atendidos nas três unidades localizadas na capital paulista.

Montagem

Vale destacar que “Peter Pan”, um dos principais clássicos da Broadway, ganhou uma montagem brasileira com Mateus Ribeiro no papel título e Daniel Boaventura como Capitão Gancho. A direção do musical, que estreou no Teatro Alfa em 8 de março, é de José Possi Neto.

Para interpretar o personagem, o ator Mateus Ribeiro foi selecionado por meio de audições que contaram com mais 4 mil candidatos. Também dividem o palco, no musical, Bianca Tadini (Wendy), Maria Netto (Sra. Darling), Pedro Navarro (Smee), Carol Botelho (Tiger Lilly), Gabriel Cordeiro/Murilo Martins (John Darling), Henry Gaspar/Luís Prudêncio (Michael Darling) e grande elenco.

Pela primeira vez encenada no Brasil, a montagem original da Broadway é um sonho antigo da produtora Renata Borges, que trouxe outros clássicos ao território brasileiro, como “Cinderella”, “Sim, eu aceito” e “Como eliminar seu chefe”.