Pesquisas sobre mudanças climáticas ajudam a repensar o espaço urbano de São Paulo

Expectativa sobre a expansão da área urbana de São Paulo e sobre como serão tratados fatores externos como o aumento da temperatura

sáb, 12/01/2019 - 12h00 | Do Portal do Governo

Uma das grandes preocupações tanto para a arquitetura quanto para o urbanismo é o aumento da temperatura que tem seu recorde quebrado ano após ano. Um estudo feito na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) analisou o papel da cidade na modificação do clima.

“Observamos que determinados elementos urbanos, o desenho urbano e até edifícios mudam completamente o balanço energético das cidades. Por isso, planos urbanos estratégicos devem absorver soluções a médio e longo prazo”, disse Denise Helena Silva Duarte, professora da FAU-USP que coordena projeto de pesquisa apresentado em reunião do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), em dezembro.

Já existe a expectativa sobre a expansão da área urbana de São Paulo e sobre como serão tratados fatores externos como o aumento da temperatura: “Nosso objetivo é planejar como podemos lidar com esses dois fatores para a definição de políticas públicas de uso e ocupação do solo, planejamento urbano, projetos de edifícios, adensamento urbano”, disse Duarte.

Realizado no dia 19 de dezembro, na sede da FAPESP, o encontro PFPMCG reuniu cientistas de diversas instituições do país e de diferentes áreas de pesquisa em um panorama sobre o que há de mais avançado em pesquisa sobre o tema. Foram apresentados também projetos na área de direito, saúde, agricultura, hidrologia, sobre impacto de barragens e serviços ambientais.

“A ideia da reunião é catalisar sinergias entre áreas distintas. Estamos aqui para construir parcerias e potencializar novas abordagens multidisciplinares”, disse Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) e um dos coordenadores do programa.

“Precisamos olhar a ciência de modo mais interdisciplinar. Lidamos em um mundo disciplinar, então estamos querendo quebrar isso. São problemas muito complexos cuja solução envolve várias áreas. É preciso pensar conjuntamente”, disse Gilberto de Martino Jannuzzi, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também coordenador do programa.