Pesquisadores do Instituto Florestal participam de congresso internacional

Realizado em Lima, no Peru, evento reuniu especialistas em debates sobre soluções para bem-estar e desenvolvimento sustentável

dom, 10/11/2019 - 10h48 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Instituto Florestal

A 3ª edição do Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e Caribe (CAPLAC), realizada em Lima, no Peru, em outubro, reuniu especialistas em debates sobre soluções para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável, com participação de representantes do Instituto Florestal, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado.

Os pesquisadores Andréa Soares Pires, Helder Henrique de Faria e Alexsander Zamorano participaram com um projeto sobre observação de aves e ciência cidadã em unidades de conservação. Além deles, Denise Zanchetta também colaborou com um trabalho que aborda a conservação de hotsposts, áreas com grande biodiversidade no Estado, e acordos globais, apresentado pela coautora Maria Inês Paganni, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro.

O III CAPLAC reuniu cerca de 2,7 mil congressistas, entre atores sociais, autoridades governamentais, organizações multilaterais, líderes comunitários e tradicionais e representantes de povos indígenas, com propostas que serão encaminhadas à Convenção da Diversidade Biológica, que revisará as Metas de Aichi em 2020.

Políticas públicas

O evento é uma iniciativa da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da União Internacional para a Conservação (CMAP-UICN), com o objetivo de compartilhar experiências e debater políticas públicas dirigidas à conservação e à gestão das unidades de conservação.

Entre os objetivos, recomendações e desafios que abrangeram o evento se destacam a convicção da importância das áreas protegidas frente às mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade, a necessidade de construir e manter redes colaborativas entre pessoas, organizações e povos, valorizando os direitos das comunidades tradicionais e dos povos indígenas e assegurar maior representatividade de ecossistemas marinhos.

Os pesquisadores participaram de várias conferências, palestras e eventos paralelos de interesse institucional, com destaque para a oficina “Ciência Ciudadana”, organizada pela Rede Ibero-Americana de Ciência Participativa (RICAP) e o painel “Como funcionam as instituições gestoras de Áreas Protegidas na América Latina?”, organizado por Felipe Zanusso, diretor da Conservatio e membro da CMAP.

O Instituto Florestal já havia marcado presença no II CAPLAC, realizado em Bariloche, na Argentina, em que expôs vários trabalhos nas áreas de efetividade de gestão, planejamento, educação ambiental e ecoturismo em áreas protegidas apresentados pelos pesquisadores da instituição.