Pesquisadores de SP recebem prêmio Internacional

Eles desenvolveram e produziram materiais para tratamento do câncer

qui, 25/06/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Um trabalho desenvolvido por pesquisadores do Centro de Tecnologia das Radiações (CTR) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), autarquia estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, vai receber nesta quinta-feira, 25, o Prêmio Publicação do Ano 2009.

Concedido pela Seção Latino-Americana da American Nuclear Society, entidade promotora da ciência e da tecnologia nuclear, o prêmio será entregue na cerimônia de encerramento do simpósio anual da entidade, na sede da Comissão Nacional de Energia Atômica da Argentina (CNEA), em Buenos Aires, Argentina.

O estudo, que é gerenciado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, refere-se ao desenvolvimento e produção de fontes radioativas para tratamento de câncer, um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil.

No trabalho, os autores Maria Elisa Rostelato, Paulo Rela, Carlos Zeituni, Anselmo Feher, José Manzoli, João Moura, Eduardo Moura e Constância Silva apresentam o desenvolvimento de laboratórios para produção de materiais (fios de irídio-192 e de sementes de iodo-125) que, colocados em contato com o tumor a uma curta distância, permitem irradiação localizada. Dessa forma, o tratamento é mais eficaz e protege melhor a região periférica ao tumor.

O desenvolvimento do projeto de fios de irídio contou com o apoio da Agência Internacional de Energia Atômica e o de sementes de iodo, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Também participam do grupo de pesquisa, desenvolvimento e produção de fontes radioativas para radioterapia e medicina nuclear do CTR Vladimir Lepki, Samir Somessari, Francisco Sprenger, Cláudio Botelho, Hélio Nagatomy, Érica Gauglitz e Carla de Souza.