Pesquisadora do Instituto Butantan batiza aranhas com nomes de astros do rock

Bióloga prestou homenagem ao brasileiro Andre Matos e a integrantes das bandas Iron Maiden, Scorpions e Def Leppard

sex, 27/09/2019 - 15h09 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Instituto Butantan
Extraordinarius rickalleni femea

Após descobertas da bióloga Cristina Anne Rheims, pesquisadora do Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, quatro espécies de aranhas receberam nomes científicos baseados em artistas de grandes bandas do rock e do heavy metal.

A grande apreciadora do gênero musical quis homenagear o vocalista das bandas brasileiras Viper, Angra e Shaman, Andre Matos, falecido em 8 de junho deste ano, o vocalista da banda inglesa Iron Maiden, Bruce Dickinson, o vocalista da banda alemã Scorpions, Klaus Meine, e o baterista da banda inglesa Def Leppard, Rick Allen.

Vale destacar que Iron Maiden e Scorpions se apresentarão em 4 de outubro na edição deste ano do Rock in Rio, festival que começa nesta sexta-feira (27), na capital fluminense.

Exemplares

Descritas e publicadas na revista científica “Zootaxa” na última segunda-feira (23), as espécies foram descobertas em matas de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e pertencentes à família Sparassidae e ao novo gênero Extraordinarius, criado também pela pesquisadora.

Os exemplares têm entre um e dois centímetros de comprimento, possuem hábitos noturnos e não oferecem perigo ao ser humano. Segundo as regras de nomenclatura científica dos seres vivos (taxonomia), as nomeações são Extraordinarius andrematosi, Extraordinarius brucedickinsoni, Extraordinarius klausmeinei e Extraordinarius rickalleni.

“Os nomes dessas espécies são em homenagem a pessoas que, de alguma forma, são extraordinárias, no meu ponto de vista”, explica Cristina Anne Rheims. Na avaliação da bióloga, a história desses artistas é digna de homenagem.

“O Andre era uma pessoa incrível: músico, maestro, compositor e tocava piano. O Bruce é vocalista de uma das maiores bandas de heavy metal do mundo, pilota o próprio avião e é empreendedor. O Klaus é vocalista de uma banda que eu adoro e o Rick é um baterista que perdeu um braço ao sofrer um acidente de carro. Ele, então, adaptou o instrumento que tocava para os shows. Isso, para mim, é um exemplo de superação”, enfatiza.

Pesquisa

As novas aranhas estão descritas no artigo Extraordinarius gen. nov., a new genus of Sparianthinae spiders (Araneae: Sparassidae) from southeastern Brazil. A pesquisa contou com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.