Pesquisadora de SP representará editores de periódicos de Ciências Agrárias

Silvia Regina Galleti atua no Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura, e participará de ações da biblioteca eletrônica SciELO

qui, 17/10/2019 - 11h41 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Agricultura e Abastecimento

A pesquisadora da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado que atua no Instituto Biológico (IB) Silvia Regina Galleti foi eleita para representar os editores dos periódicos da área de Ciências Agrárias indexados na biblioteca eletrônica do site SciELO.

Editora-chefe da revista Arquivos do Instituto Biológico (AIB), Silvia foi escolhida, em votação, pelos editores das 39 revistas científicas do setor que integram o Programa SciELO, que conta com um total de quase 300 títulos. A eleição acontece a cada dois anos.

A pesquisadora atribui a escolha ao fato de estar sempre envolvida nas ações e eventos voltados à editoração científica, demonstrando protagonismo à frente da AIB. “Tento sempre participar e me fazer presente nessas ações, mostrando a importância do periódico e nosso papel na instituição. Sinto-me reconhecida diante dos colegas que, para mim, são referências. São nomes e periódicos de extrema importância para as Ciências Agrárias no País e também com projeção no exterior”, destaca Silvia Regina Galleti.

Referência

Na avaliação da diretora-geral do IB, Ana Eugênia de Carvalho Campos, as revistas científicas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, incluindo os Arquivos do Instituto Biológico (AIB), são excelentes veículos de resultados de pesquisa científica de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, cumprindo de forma exemplar o papel.

“Recebi com muita satisfação a indicação da Silvia para representar os editores dos periódicos da área de Ciência Agrárias, o que demonstra a confiança dos editores das outras revistas no trabalho da pesquisadora. Certamente, o Comitê Consultivo SciELO Brasil contará com um membro comprometido e eficiente, características dela”, acrescenta a diretora-geral do Instituto Biológico.

“Tal representação posiciona a Pasta como referência do setor das Ciências Agrárias, não somente pela atuação de seus institutos na geração de conhecimento aplicado e também na difusão científica, fundamental para o crescimento do agronegócio”, completa Ana Eugênia de Carvalho Campos.

Aperfeiçoamento

A pesquisadora Silvia Regina Galleti passará a integrar o Comitê Consultivo SciELO Brasil, que congrega os editores representantes das seis áreas de publicação: Agrárias, Biológicas, Exatas, Humanas, Letras, Linguística e Artes e Saúde, além do diretor do Programa e representantes de entidades de fomento à pesquisa e editoração científica.

“O papel dos membros desse Comitê é colaborar no aperfeiçoamento do papel do SciELO, tanto como um todo quanto para cada periódico, individualmente, e avaliar a inclusão de novos periódicos na base, a manutenção e a exclusão de outros. Esse comitê delibera quem entra, permanece e sai do SciELO, tudo com base em avaliações”, explica Silvia Regina Galleti.

O Programa SciELO tem uma base de análises estatísticas de indicadores bibliométricos, através da qual o comitê consegue saber o impacto que cada revista exerce no meio acadêmico. “Se alguma publicação não tiver bom desempenho, será avaliada pelo comitê, que delibera se merece permanecer e diz o que ela precisa fazer para isso, dando aconselhamentos para que melhore. Além disso, os próprios critérios também são constantemente discutidos e aprimorados”, afirma a pesquisadora.