Pesquisa traçará radiografia dos deslocamentos da população

Mais de 2 mil correspondências foram entregues nas residências, informando que foram selecionadas para o levantamento

dom, 19/08/2007 - 11h55 | Do Portal do Governo

Nesta semana, o Metrô iniciou a aplicação do questionário da Pesquisa Origem e Destino 2007, em domicílios escolhidos por amostragem para participar da enquete. Mais de 2 mil correspondências foram entregues nas residências, informando que foram selecionadas para o levantamento.

Conhecida como Pesquisa O/D, a ação faz parte do Planejamento Estratégico 2007-2010 do Metrô, que tem como uma de suas metas reavaliar e atualizar o estudo de expansão da rede de transporte metropolitano.

A pesquisa permite identificar as principais viagens diárias da população, traçando verdadeira radiografia dos fluxos de deslocamentos na região metropolitana de São Paulo. A análise de seus dados subsidia os estudos para o atendimento da demanda de transporte, direciona o planejamento da rede de transporte metropolitano e determina quais os trechos prioritários para início de construção ou expansão.

O questionário será aplicado em 30 mil domicílios, nas 460 zonas de pesquisa, nos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. Serão 120 mil pessoas entrevistadas.

Além de indagar o motivo da viagem e o modo de transporte utilizado, a Pesquisa O/D faz um levantamento das características socioeconômicas da população e de aspectos físicos e urbanos. Assim, seus resultados são úteis também para outros estudos na área de planejamento. É possível, por exemplo, estabelecer relações quantitativas e qualitativas entre as viagens e outras variáveis. 

Histórico

A Pesquisa O/D é realizada desde 1967, a cada dez anos. A primeira foi feita ainda na fase de estudos e projetos da rede básica do Metrô. Em 2002, o Metrô aferiu a pesquisa realizada cinco anos antes, para verificar alterações no índice de mobilidade (viagens por habitante) e a distribuição das viagens nos meios de transporte da Grande São Paulo.

A atual e quinta pesquisa apresenta novos enfoques, entre os quais informações suplementares sobre as transferências realizadas pelos usuários de um meio de transporte para outro, visando a conhecer o efeito da implantação do Bilhete Único. Os resultados serão estudados para investigação de como essa nova modalidade tarifária alterou as formas de deslocamentos e as viagens.

Outra novidade é a apuração mais profunda sobre os deslocamentos realizados por bicicletas na região metropolitana. O Metrô inaugurou um bicicletário na Estação Guilhermina-Esperança e há planos de construção de mais 30 em estações e terminais estratégicos do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

O governo do Estado e a prefeitura de São Paulo têm acordo para a execução da pesquisa. A CPTM e a EMTU colaboram dispondo funcionários para o trabalho em campo. No município, a parceria é feita com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans). 

Da Agência Imprensa Oficial 

(J.N.)